201 pessoas lotam plenário em Assembleia da Consulta Popular

17/07/2017

Chamou a atenção o grande número de pessoas que participou da Assembleia da Consulta Popular para definir áreas prioritárias para Santo Antônio da Patrulha, na noite dessa quinta-feira (13/07). O evento foi realizado na Câmara de Vereadores pela prefeitura, através da Secretaria Geral de Governo, Planejamento e Gestão e lotou o plenário, com 201 participantes. Além de representantes de entidades, civis também acompanharam a discussão.

O secretário Ferúlio José Tedesco disse que apesar de o montante de recursos ter diminuído entre COREDES, os valores já estão destinados para a Consulta Popular, o que garante a distribuição sem atrasos, como ocorria em anos anteriores.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva lembrou importantes recursos que o Município já conquistou através da Consulta Popular. Também reforçou a importância desse processo para Santo Antônio, e que o sucesso depende muito da participação do cidadão.

O coordenador Regional de Participação e Consulta Popular da Secretaria Estadual do Planejamento, Governança e Gestão explicou que a votação poderá ser feita somente pela internet, e para participar o cidadão deverá informar o número do título eleitoral. O valor da Consulta Popular de 2017/2018 destinado para a região Metropolitana Delta do Jacuí, a qual pertence Santo Antônio, será de 2.005.714,29. Os recursos serão distribuídos aos municípios levando em conta o número de habitantes, bem como, a votação em cada cidade.

Propostas eleitas:

1.  SES – Reforma e ampliação de unidade hospitalar de média complexidade

2. SSP – Aquisição de veículos e equipamentos

3. SDR – Apoio ao desenvolvimento da Agricultura Familiar (construção e reforma predial ou aquisição de equipamento para agroindústrias familiares) Convênio ou FEAPER

4. SEAPI – Melhoramento em estradas vicinais

As áreas prioritárias de Santo Antônio da Patrulha, elencadas na assembleia do dia 13 serão levadas para a discussão regional do COREDE e posteriormente, no mês de agosto, com a data a ser definida será realizada a Consulta Popular, quando toda a população poderá votar.

Na ocasião também foram eleitos os Delegados que irão representar Santo Antônio da Patrulha e que irão defender as demandas municipais levantadas.

Delegados Eleitos:

José Samuel da Silva Santos