18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18/05/2023

Com o intuito de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para se engajar na luta contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, foi estabelecido o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em 18 de maio.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) estão juntos nesta luta, que é de toda sociedade.

Se você souber de casos de abuso ou exploração sexual de crianças ou adolescentes, denuncie!

• Em Santo Antônio da Patrulha o CREAS está localizado na rua Coronel Vicente Gomes , 264 – Fone: 3663-5796
  • Sua denúncia pode ser feita também através do Conselho Tutelar.

Faça bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes.

Histórico
Em 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos, residente em Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e brutalmente assassinada. Seu corpo foi encontrado carbonizado seis dias depois, e seus agressores nunca foram responsabilizados. A repercussão desse caso e a forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes levaram à instituição do dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por meio da Lei nº 9.970/2000. Desde então, esses dados têm sido um momento para que a população brasileira se una e se manifeste contra essa forma de violência.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS