Oratório de Santo Antônio

imagem-album

24/02/2014

De Franciscano a Casamenteiro. Santo Antônio nasceu em Lisboa e seu nome de batismo era Fernando. Era filho de uma família muito nobre e seus pais eram muito religiosos. O pai de Fernando possuia uma belíssima plantação de trigo, mas tinha muito medo que os pardais viessem roubar as sementes e pediu a Fernando que cuidasse da plantação. Seu pai pediu que ficasse espantando os passarinhos e que não se descuidasse. Mas Fernando queria ir a igreja rezar e teve uma ótima idéia. Disse Fernando para si mesma: “vou prender todos os passarinhos no celeiro enquanto rezo”. “Vamos passarinhos, depressa todos para o celeiro que eu tenho que ir rezar...” E assim aconteceu, os pássaros entraram, ele fechou a porta e foi para a igreja rezar. Seu pai que também era muito católico passou na igreja e ao ver seu filho ficou aborrecido por ele ter desobedecido. Mas Fernando disse: “Não se preocupe, posso garantir que as aves não comerão o trigo”, e levou seu pai para o celeiro onde estavam presas as aves. O pai ficou muito contente com a atitude do filho e as aves foram soltas pelo menino. Quando Fernando tinha 17 anos ele escutou uma voz que lhe disse: “Fernando, se queres ser perfeito, vem e segue-me”. Fernando entendeu o que queria dizer esta voz. Era Jesus que o chamava pois queria que ele deixasse tudo e o seguisse. Fernando foi para o convento e se dedicou a oração, estudou a bíblia e se tornou um bom sacerdote. Recebeu o nome de Frei Antônio. Como sacerdote, Fernando realizou muitos milagres que se repetiam em cada cidade onde passava. Jovem ainda, morreu santamente, pois dedicou sua vida pela humanidade e pela igreja. O oratório de Santo Antônio localiza-se nas escadarias das rua Cel. José Maciel.

Oratório de Santo Antônio