Museu Antropológico Caldas Júnior

imagem-album

24/02/2014

Um pedaço da História da Comunicação Gaúcha. A riqueza histórica e cultural desse museu está no prédio que o abriga. Uma construção de estilo colonial português, de paredes externas bem grossas, feitas com pedras irregulares, barro e cal. Construída por volta de 1820, seu proprietário foi o Alferes e Vereador Francisco Xavier da Luz. Como casa do Presidente da Câmara de Vereadores hospedou o Imperador D. Pedro I, em 1826. Na década de 1870, foi moradia da família do Juiz Francisco Antônio Viera Caldas, pai de Caldas Júnior, fundador do Correio do Povo, que ali viveu dos 04 aos 12 anos de idade. Possui um variado acervo e Arquivo Histórico. Eventualmente, abriga exposições de artistas plásticos e artesãos. Localiza-se na Av. Borges de Medeiros, nº 427, Bairro Cidade Alta.

Contatos:

museucaldasjunior@pmsap.com.br | (51) 3662.2738