Vigilância em Saúde orienta sobre monitoramento para pacientes da Rede Particular

imagem-noticia

22/09/2020

Na última quarta-feira (16), durante a live semanal sobre medidas de combate ao Coronavírus, a presidente do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CPEC), Raquel Porcher e a Coordenadora e Enfermeira da Vigilância em Saúde, Rosimeri Numer esclareceram alguns pontos relacionados ao monitoramento de pacientes vinculados à rede particular de saúde.

 

A Enfermeira Rosimeri esclareceu que desde o começo da pandemia foram estabelecidos planos de contingência na área da saúde e que esses foram distribuídos para as clínicas particulares. Existe uma comunicação com os profissionais de saúde da rede particular, que acabam por informar os pacientes que se enquadram como suspeitos para a Vigilância Sanitária. Esses pacientes são orientados a se dirigirem a Unidade Sentinela e após avaliação são incluídos no monitoramento. Ela ainda destacou que a maior dificuldade são aqueles pacientes que consultam e fazem coletas fora do município, já que os laboratórios em contato direto com a rede pública são somente os locais. A enfermeira lembrou que esses pacientes que realizam testes fora de Santo Antônio devem sempre informar sobre o ocorrido, já que é de suma importância o monitoramento dessas pessoas e de seus familiares.

 

Em relação às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), foi lembrado que desde o início da pandemia se faz um trabalho conjunto com esses locais, para que os seus residentes não sejam expostos ao vírus, visto que são do grupo de risco. Por isso, a importância de pensar no próximo e sempre informar, caso você seja um suspeito ou confirmado para o Coronavírus, visto que outras pessoas podem acabar infectadas e sofrerem consequências mais graves diante à exposição ao vírus sem a devida precaução.

 

Raquel informou que por mais que seja uma rede particular de saúde, ela ainda está diretamente ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS), já que através da Agência Nacional de Saúde Suplementar existe o regramento para a abertura de um consultório. A Vigilância Sanitária ainda realiza a fiscalização desses locais, assim como em farmácias, hospitais e laboratórios. Essa integração favorece ainda mais a proteção da comunidade, já que as orientações, o monitoramento e medidas de prevenção assim podem ser ampliados.

 

Para mais informações relacionadas à saúde entre em contato com a Central de Atendimento Covid19, através dos telefones: 3662-7555 ou 3662-7500 e 99978-4810 (fins de semana e feriados).

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA 

Fonte: ACS-PREFASAP