Venezuelanos: comissão será formada para organizar o recebimento de estrangeiros

27/09/2018

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva realizou uma reunião com representantes de diversas entidades patrulhenses nessa quarta-feira (26/09) para discutir o plano de trabalho sobre o acolhimento de estrangeiros. De acordo com o prefeito a comissão terá papel fundamental auxiliando com informações que dizem respeito ao perfil de pessoas que poderão vir para o Município, que deve estar relacionado diretamente à condição social e econômica de abrigamento da cidade.

O prefeito lembrou que diversos ministérios estão envolvidos, como o da Educação, Saúde, Defesa, entre outros, dando suporte para o acolhimento, inclusive depois dos seis meses iniciais. Além dos Ministérios a ação também conta com recursos da ONU, entre outras organizações não governamentais. O Município receberá R$ 400,00 por indivíduo acolhido do Ministério do Desenvolvimento Social e recursos da ONU para outras despesas, como o alojamento.

O vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz afirmou que todos esses Ministérios estarão apoiando Santo Antônio da Patrulha e os patrulhenses em outras causas, relacionadas à assistência social, saúde, educação, segurança, entre outras.

A diretora do Polo Universitário de Santo Antônio, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente disse que as universidades, assim como o Campus Furg de Santo Antônio da Patrulha estão dispostos a ajudar. “Inicialmente com cursos de língua portuguesas, mas vamos além, podemos contribuir muito mais”, afirmou.

A secretária municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Ana Cristina Ramos falou que os estrangeiros já vem de Roraima com um primeiro atendimento realizado, como emissão de documentos, atualização de vacinas, entre outras providências. Eles serão integrados aos serviços sociais disponíveis no município, como programas existentes, mantidos pelos governos estadual e federal.

Alguns locais para abrigamento foram sinalizadas e os presentes se comprometeram a pesquisar outras possibilidades. O número de pessoas a ser acolhida ainda não ficou definido.

As entidades irão encaminhar nomes de seus representantes para a comissão, mas outras instituições interessadas em participar podem encaminhar seu nome para o e-mail gabinete@pmsap.com.br.

Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE

Fonte: ACS-PREFASAP