Vacina contra Influenza continua nesta sexta-feira

imagem-noticia

25/03/2020

Sistema “drive thru” será adotado

A secretaria da Saúde de Santo Antônio da Patrulha informa que a vacinação contra a gripe para idosos (60 anos ou mais) será retomada nesta sexta-feira (27/03), das 8h30 às 16h. Para evitar aglomeraçãoes, a vacina será feita na praça da Boa Viagem com a orientação de profissionais para que o distanciamento seja mantido entre aqueles que procurarem o serviço.

O sistema “drive thru” também será adotado, ou seja, quem for de carro, não precisará descer. O profissional vai até o veículo para realizar a vacina. A Rua lateral da Igreja, (Rua Caldas Júnior) estará fechada para o estacionamento dos veículos.

Nas unidades de Saúde da Agasa, Palmeira, Miraguaia e Várzea também realizarão a vacinação para os idosos neste dia, das 8h às 12h e das 13h às 17h, sendo observados todos os cuidados para evitar contatos entre pacientes.

Em caso de chuva, o Salão Paroquial será utilizado. Idosos com sintomas gripais não devem procurar a imunização neste momento.

A vacina contra a gripe não imuniza a população contra o coronavírus, mas é uma estratégia do governo federal para ajudar no diagnóstico do Covid-19, porque os sintomas das duas doenças são parecidos.

O "Dia D" será em 9 de maio. Neste ano, serão incluídos nos grupos prioritários adultos de 55 a 59 anos. Crianças vacinadas pela primeira vez vão receber duas, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.


As etapas da campanha serão:

1ª fase - a partir de 23/03: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

2ª fase - a partir de 16/04: professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento;

3ª fase - a partir de 09/05: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

 

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA 

Fonte: ACS-Prefasap