Servidores da Saúde participam de treinamento do Programa Amamenta e Alimenta Brasil

06/09/2018

Muitos devem saber da importância do aleitamento materno na alimentação de bebês e crianças até os dois anos de idade. O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros 6 meses, o bebê receba somente leite materno, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe. Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos saudáveis e de hábitos da família.

Em Santo Antônio da Patrulha, a secretaria municipal da Saúde está trabalhando para cada vez mais incentivar esta prática saudável e amorosa. Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

Na semana passada, profissionais da Saúde Municipal participaram de um treinamento do programa Amamenta e Alimenta Brasil, do Ministério da Saúde. O objetivo é qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica, buscando reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa iniciativa é o resultado da integração de duas ações importantes do Ministério da Saúde: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS), que se uniram para formar essa nova estratégia, que tem como compromisso a formação de recursos humanos na atenção básica.

O treinamento foi realizado com servidores da Estratégia de Saúde do bairro Bom Princípio, que atua com grupo de gestantes, com diversas práticas para melhorar a qualidade de vida das mamães e dos bebês.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA