Secretário Charlis tem reunião de avaliação do PIM – Programa Primeira Infância Melhor

09/07/2019

Na tarde desta segunda-feira (08/07), o secretário municipal da Saúde, Charlis Santos, visitou as instalações do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) /Criança Feliz. O objetivo foi debater e fazer uma avaliação do andamento do trabalho com os profissionais que nele atuam. Além da coordenadora do PIM local, Camila Santos, também participaram do encontro a psicóloga Patrícia Rocha, as visitadoras e demais membros da equipe.

Charlis ressalta importância do programa para a comunidade, especialmente no que se refere a prevenção de doenças e outros problemas, pois atende a crianças ainda no ventre da mãe. “O PIM deve estar entre as prioridades da secretaria da Saúde, pois se soubermos prevenir não teremos que suportar altos investimentos com a doença”.

Atualmente o projeto atende 62 famílias e 10 gestantes das localidades de Várzea, Pindorama, Assis Brasil, Saibreira, Cidade Alta e Santa Teresinha. A ideia é expandir para as comunidades do interior, como relata Camila. “Um levantamento feito em conjunto com a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social mostrou a necessidade de atendimento nestas localidades”.

O trabalho do PIM/Criança Feliz consiste na orientação das famílias por meio de visitação domiciliar, semanal, através de atividades lúdicas específicas, voltadas à promoção das habilidades/capacidades das crianças, considerando o contexto cultural, necessidades e interesses da família. É destinado às famílias com crianças de 0 a 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade, bem como às gestantes vinculadas ao programa.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP