Secretaria da Saúde promove encontro de pacientes ostomizados

29/11/2018

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a empresa Módulos Equipamentos Médicos, distribuidora da marca Coloplast no Rio Grande do Sul, organizou na tarde desta terça-feira, dia 27, o II encontro de pacientes ostomizados (pessoas que utilizam bolsa, que permite recolher o conteúdo a ser eliminado através do ostoma)..

Conforme explica o secretário municipal da Saúde, Joy Silva, o objetivo é levar conhecimento, autocuidado e qualidade de vida aos pacientes. Ele diz que o fato de ser portador de um ostoma faz com que o paciente tenha que se adaptar a esta nova situação, porém uma vez superada a etapa inicial, pode-se levar uma vida normal no seu trabalho, junto à amigos e familiares. “E é com essa intenção que promovemos este encontro”, disse.

O evento contou com a presença da psicóloga do município Diovana Trajano que trabalhou autoestima e autoconfiança dos pacientes. O encontro que ocorreu na câmara de vereadores teve momento de conhecimento e também de descontração.

Ostomia

A abertura feita na parede abdominal é a ostoma e torna-se necessária quando o paciente sofre alguma perfuração no abdômen ou em casos de câncer no reto, intestino grosso ou na bexiga. Ferimentos ou anormalidades congênitas que impedem o funcionamento normal da bexiga também tornam necessária a realização de uma ostomia urinária. Como essa abertura não pode ser controlada voluntariamente, pacientes ostomizados precisam utilizar uma bolsa que recolhe o conteúdo eliminado.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP