Secretaria da Saúde orienta sobre o funcionamento do setor de Transportes de pacientes

23/07/2019

A secretaria municipal da Saúde de Santo Antônio da Patrulha vem investindo para melhor atender pacientes que precisam do transporte da prefeitura. Em 2018, com a terceirização do serviço, os usuários passaram a viajar com maior conforto, em ônibus com ar condicionado e banheiro.

Nesta modalidade também é possível levar acompanhante se houver necessidade e há um serviço de “transfer” até os hospitais. Além disso, os passageiros podem voltar para o município em diversos horários em que a empresa disponibiliza e, não têm que ficar aguardando até que todos os pacientes sejam liberados para retornar para casa. De um modo geral, a grande maioria aprova esse novo sistema de transporte e, claro, existem casos especiais, que necessitam de outro tipo de deslocamento, o que é avaliado e disponibilizado pela secretaria. No transporte coletivo, os horários disponibilizados são de segunda à sexta-feira: 4h20 min, para 45 passageiros e às 9h para 15 passageiros.

O secretário municipal da Saúde, Charlis Santos lembra que, para solicitar o transporte o cidadão deve ir ao setor responsável, que fica junto ao Posto Central. Ele aconselha o paciente a aproveitar o momento em que vai ao posto para retirar o papel da marcação, a já fazer a solicitação, caso necessite do transporte. É importante fazer a solicitação de 15 a 30 dias antes da consulta ou procedimento acompanhado do comprovante do agendamento.

A confirmação da viagem deve ser feita através de ligação um dia antes, das 8h às 12h. Caso não haja a confirmação e houver lista de espera, o lugar será oferecido para outra pessoa.

Além das viagens para Porto Alegre, com o transporte coletivo da Unesul, veículos da secretaria fazem o transporte em casos especiais, como o da Hemodiálise, e outras especialidades, somando aí o deslocamento de mais 37 pacientes diariamente e também aos sábados.

Mais informações sobre o funcionamento do Setor de Transporte de Pacientes também podem ser obtidas pelo telefone: 99646.7189 com Janaína e Graziela.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA