Secretaria da Saúde faz chamamento para vacinação contra o Sarampo e HPV

07/02/2020

A secretaria municipal da Saúde está chamando a população para colocar em dia a imunização contra o sarampo e o HPV. Conforme o secretário da Saúde, Charlis Santos o município aderiu bem a primeira etapa da campanha, mas, como a vacinação contra o sarampo exige duas doses, as pessoas devem concluir a imunização.

No dia 15 de fevereiro, um sábado, o Posto de Saúde Central estará aberto das 8h às 17h realizando essas e outras vacinas. O coordenador do setor de Vigilância em Saúde, Luiz Rogério Gomes diz que o objetivo e colocar as cadernetas de vacinação dos patrulhenses em dia. ”Não será exclusivamente para essa vacina, está aberto para qualquer vacina, principalmente Febre Amarela e HPV”, explica.

Além deste dia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h todas as Estratégias de Saúde da Família estarão realizando as vacinas.

Contra o Sarampo, estão sendo chamados para se vacinar crianças e jovens com idade entre 5 a 19 anos. Contra o HPV, a faixa etária é de 9 a 14 anos para meninas e de 11 a 14 anos para meninos.

A vacina contra o HPV também compreende duas doses. Após a primeira dose, a segunda deve ser aplicada em 180 dias (6 meses). Rogério lembra que a imunidade só estará completa com duas doses comprovadas na caderneta de vacina. “Quem tiver apenas uma dose e deixou passar o tempo de seis meses, ainda sim deve fazer a segunda dose”, alerta.

Mais informações 3662.1639, das 8h às 17h.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP