Secretaria da Saúde estará vacinando contra a febre amarela neste sábado

08/10/2018

A secretaria municipal da Saúde estará realizando neste sábado, no Posto de Saúde Central, a vacina contra a Febre Amarela. De acordo com o secretário Joy Silva, a campanha integrará a programação do Outubro Rosa e nesses dias, 06 e 27 de outubro a vacina poderá ser realizada das 8 às 16h. Durante a semana a vacina será disponibilizada normalmente nas demais unidades de saúde.

Devem tomar a vacina pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos. Ele diz que é necessária uma dose durante a vida. “Aqueles não têm caderneta de vacina ou não sabem se já foram imunizados contra a doença, poderão receber a dose”, explica.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

O Ministério da Saúde diz que é uma ação de prevenção, não de emergência. Não há casos da doença em Santo Antônio da Patrulha. Mais informações pelo telefone: 3662.1639.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA