Secretaria da Saúde de SAP lança o Grupo da Dor

12/03/2020

A Secretaria da Saúde de Santo Antônio da Patrulha acaba de criar o Grupo de Acompanhamento Fisioterápico da Dor Crônica. O projeto foi lançado na manhã de ontem quarta-feira (11/03) no Plenário da Câmara de Vereadores e já conta com 40 pacientes avaliados e selecionados para a primeira fase.

Cabe esclarecer que, para participar deste grupo o paciente, com dor crônica, deverá ser avaliado pelas fisioterapeutas responsáveis. Deverão procurar o Setor de Fisioterapia no Posto de Saúde Central para se inscrever e aguardar serem chamados para a avaliação. Só desta forma poderão participar do próximo grupo. Houve uma procura muito grande de pacientes. Aqueles que já se inscreveram e ainda não foram chamados deverão aguardar a ligação do Posto de Saúde para agendar o dia da avaliação. Cada grupo tem no máximo 20 participantes e serão 2 grupos em cada fase. Nesta primeira fase as vagas já foram preenchidas.

O secretário da pasta, Charlis Santos explicou que o grupo é voltado para portadores de dores crônicas. “Nosso intuito é diminuir a dor desses pacientes com atividade física regular e orientada com ênfase terapêutica, além de promover o convívio e a troca de experiências entre eles. Quando eu estava como vereador fiz a indicação para a criação deste grupo e é uma grande satisfação poder executa-lo agora,  como secretário da Saúde. Também gostaria de agradecer as fisioterapeutas Dra. Isabel C. Muller e Dra. Rossana Meregalli pelo belo trabalho que já realizam nas nossas unidades de saúde e pela dedicação neste projeto”, destacou Charlis.

A Dra. Isabel destacou o objetivo do projeto. “Nós, da equipe de Fisioterapia do Posto de Saúde Central, na tentativa de somar, e principalmente, buscando dar ao paciente do SUS melhor qualidade de vida, engajou-se neste Projeto para  qualificar, ainda mais, o atendimento da  Fisioterapia no Município” concluiu ela.

O médico Dr. Mauricio de Oliveira, a nutricionista Dra.Maria Luisa Correa Colombo, o educador físico Christian Gennari dos Reis, a fisioterapeuta Dra. Adriana Fernanda Coltro e o psicólogo Dr. Edmilson Luiz Lopes Machado palestraram sobre as causas da dor, a importância de uma alimentação saudável e de exercícios físicos e do sentimento de solidão causado por esta condição.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

imagem-noticia imagem-noticia