Secretaria da Educação prioriza alimentação saudável nas escolas

19/11/2019

Alimentação saudável nas escolas é uma das metas da secretaria municipal da Educação de Santo Antônio da patrulha. As nutricionistas e a equipe de professores da SEMED participam do grupo multiprofissional do Programa Saúde na Escola- Crescer Saudável (PSE) que formaliza uma série de ações conjuntas entre Saúde e Educação nas escolas municipais, entre elas, o cuidado com a alimentação escolar.

Buscando seguir o objetivo do projeto, as nutricionistas realizam vigilância nutricional, através das visitas feitas nas escolas. Elas acompanham a preparação dos alimentos que devem atender as necessidades nutricionais para cada faixa etária.

No inicio de cada ano letivo é realizado um encontro com os pais das crianças que estão ingressando na rede municipal, para informar sobre a alimentação oferecida e incentivar a adoção de práticas alimentares saudáveis. No decorrer do ano ocorrem acompanhamentos nutricionais pontuais de alunos que necessitam de atenção especial. Anualmente também é feita a antropometria, onde ocorre a avaliação do estado dos alunos, além de palestras e formações com a equipe da cozinha, professores e pais.

Outra medida para combater a obesidade infantil e incentivar a prática de hábitos alimentares saudáveis, foi encaminhar para as escolas orientação sensibilizando e conscientizando sobre a necessidade de evitar comercialização e fornecimento de alimentos que favoreçam o consumo de produtos industrializados e poucos nutritivos dentro do ambiente escolar.

A secretária Dalva Maria Provenzi de Carli diz que uma das prioridades da Secretaria da Educação é proporcionar uma alimentação de qualidade para os estudantes “Já introduzimos o peixe na merenda, que é rico em nutrientes, retiramos a margarina, que é nociva à saúde e no ano que vem teremos a farinha de arroz e planejamos incluir outros alimentos que propiciem diversidade no cardápio.  Buscamos sempre o melhor para as crianças ”, disse.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP