Secretaria Municipal da Saúde faz campanha para reduzir faltas em consultas marcadas

30/08/2017

A secretaria municipal da Saúde está fazendo uma campanha para reduzir o alto número de faltas em consultas agendadas na rede básica. A secretária Magda Bartikoski faz um apelo aos  pacientes para que desmarquem a consulta, caso não possam comparecer. Ela conta, que em 90% dos casos não há justificativa.

“O Município faz um esforço enorme para contratar mais médicos, buscando atender toda a demanda, implantamos a agenda aberta para dar mais comodidade aos pacientes, então, precisamos que tenham consciência e avisem, pois outros cidadãos que estão aguardando podem aproveitar e consultar no lugar”, explica.

Ela traz números de abstenções no mês de julho, que surpreendem: Para 65 consultas agendadas com pediatra, que segundo a secretária é o profissional mais requisitado pelos usuários, 10, não foram concluídas por ausência do paciente. Em algumas especialidades o número de faltantes é muito superior, como a fisioterapia, 59 faltaram, e para o clínico geral, 39. Para o dentista também há desistências sem justificativas: 44 faltas, só no Posto Central, no mês passado.

Para desmarcar a consulta, basta ligar para o Posto de origem, onde a mesma foi agendada. Magda diz que não existe um dispositivo legal para coibir faltantes sem justificativa, mas que a equipe está montando um sistema para evitar que este tipo de situação continue ocorrendo. Por enquanto pede que as pessoas tenham consideração, “que cedam sua vaga para alguém que esteja precisando e possa ir no seu lugar”, pede a secretária.

Contatos dos Postos de Saúde do Município:

Posto de Saúde Central - (51) 3662-7555

Posto de Saúde da Agasa - (51) 3662-7551