Secretaria Municipal da Educação oferece atendimento psicológico a docentes

15/09/2021

É de conhecimento geral o impacto que a pandemia teve sobre muitos profissionais nas mais diversas áreas, mas é indiscutível que a educação foi um dos setores que mais sofreu, ficando atrás somente do próprio sistema de saúde.

Se já havia muita dedicação e responsabilidades sobre os professores e diretores de escola antes desse período pandêmico, quando os fluxos eram conhecidos e com muita criatividade os saberes eram partilhados, agora uma lupa foi posta sobre todo o cenário e os horizontes precisaram ser ampliados. Nunca a expressão “reinventar-se” fez tanto sentido.

Está sendo assim em todo o país e na nossa cidade não é diferente.

Os professores e diretores das escolas que normalmente já cumpriam um papel que transcendia o dever de ensinar, precisaram aprender a conviver com uma nova realidade em que a distância significava segurança.  Agora, o novo normal está se estabelecendo e a volta às aulas presenciais também impactaram em muitos aspectos das rotinas de alunos e professores.

A secretária municipal da Educação, Josélia Fraga, tem acompanhado e vivido essa realidade e, em sua percepção, era preciso providenciar suporte psicológico imediato para os educadores e para os gestores das escolas, que estão tendo que lidar com seus próprios medos, anseios e inseguranças decorrentes da pandemia e, ao mesmo tempo, adaptar-se a uma nova realidade profissional em que o ensino a distância e o uso diário de recursos tecnológicos vieram pra ficar.

Foi então que a SEMED inseriu na rotina das escolas horários para atendimento psicológico dos professores e diretores com um profissional especializado. Até este momento, seis escolas já foram atendidas e o objetivo da Secretaria é de que isso se estenda para todas as unidades. Os resultados já são notórios. A oportunidade de falar sobre suas angústias e sobrecargas do dia a dia está produzindo um novo ânimo nos educadores, pois sabem que não estão sozinhos nesse processo em que a mudança é necessária.

“Mudar é difícil, mas é possível”, disse Paulo Freire. Mas é mais difícil quando estamos sozinhos ou não temos a quem recorrer e esta é uma etapa que o município está construindo um meio de superar.

"Entendemos, de início, a necessidade urgente em apoiar aos profissionais da Educação, tamanho o nível de esgotamento observado. O trabalho de apoio psicológico realizado pelo técnico Maicon Joder vem assegurando a escuta dos profissionais e, de igual forma, possibilitando o fortalecimento emocional para o resgate do sentimento de pertencimento à escola, à rede, além do empoderamento para compreensão sobre a potência do papel transformador do educador na sociedade”, comentou a secretária Josélia.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS