Saúde patrulhense é contemplada com mais de R$ 1,5 milhão destinado pela bancada gaúcha

08/10/2019

Santo Antônio da Patrulha está entre os 142 municípios contemplados com recursos federais liberados por emendas parlamentares da bancada gaúcha. Na manhã desta segunda-feira (7/10), em solenidade na Casa da Ospa, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, o governador Eduardo Leite e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, assinaram os repasses de R$ 127 milhões para hospitais, Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e outras entidades de saúde.

Para o município patrulhense foram destinados mais de R$ 1.5 milhão, destes, R$ 300 mil para a APAE e R$ 1.242,713,00 para o Hospital Santo Antônio – Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, o vice-prefeito, José Francisco Ferreira da Luz, Zezo, o secretário da Saúde, Charlis Santos, a presidente da APAE, Claire Winck de Barcelos acompanharam o ato de assinatura. A primeira dama do Município, Aglaé Regina da Silva, que é secretária ajunta da Saúde do Estado também participou da solenidade.

O prefeito Daiçon e o vice, Zezo agradeceram aos deputados que garantiram os recursos para Santo Antônio da Patrulha, especialmente para áreas tão importantes do município. “Nossa cidade tem força política, pois são mais de R$ 1,5 milhão de políticos de diferentes partidos, o que mostra que temos união e uma boa representação. Quem ganha com isso é a população”, falou Daiçon.

Conforme o secretário Charlis '"estes repasses chegam em boa hora. Fortalecem a atuação da APAE no município e ampliam consideravelmente a oferta de atendimento do hospital Municipal para nossa população.” Os recursos serão investidos no custeio (despesas com pessoal, manutenção de equipamentos, entre outras) e oferta de novos serviços no hospital, a APAE investirá na reforma do prédio antigo e também em custeio.

Os critérios para a aplicação das verbas foram definidos em acordo com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul. Um dos pontos garante uma parcela mínima de 20% do valor para a oferta de novos serviços ou o aumento dos já contratualizados. Os hospitais e entidades podem usar os repasses, por exemplo, para consultas, exames e procedimentos cirúrgicos.

A secretária Arita garantiu que o governo do Estado tem priorizado o investimento em saúde, a começar pelo esforço empenhado em viabilizar repasses mensais aos hospitais e aos municípios, evitando novos passivos, e na quitação de dívidas deixadas pela gestão anterior. "Temos razões para dizermos que estamos no caminho certo, promovendo saúde e salvando vidas", celebrou. "Em tempo recorde, fizemos um plano de aplicação para os recursos e garantimos que cada emenda se traduza no cumprimento de metas qualitativas e quantitativas", detalhou.

Os planos operativos enviados pelas entidades foram avaliados pela Secretaria da Saúde, considerando as necessidades locais e regionais de cada estabelecimento e do sistema de saúde.

O governador Leite, a secretária Arita e o líder da bancada gaúcha, deputado federal Giovani Cherini, assinaram os contratos que envolvem as instituições beneficiadas.

Confira no detalhe os recursos repassados pelos parlamentares:

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA  Gabinete do Prefeito  Gabinete do Vice-Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP