Saúde conscientiza sobre a Diabetes

14/11/2019

No mês de novembro também é considerado o mês de prevenção de combate a diabetes. O Dia Mundial de Combate a doença, é 14 de novembro e durante este mês algumas ações para marcar esta data serão realizadas. No dia 30, uma caminhada de conscientização será realizada com saída às 9h, da Câmara de Vereadores, até o posto de saúde Central.

Mas, conforme o secretário Charlis Santos, em Santo Antônio da Patrulha a rede municipal de Saúde tem uma atuação relacionada ao tema durante todo o ano. Ele conta que existe um grupo denominado Auto Cuidado Apoiado, coordenado pelo farmacêutico Altemar Toson e pela nutricionista Maria Luíza, que trabalha a preservação da vida e hábitos saudáveis. Na quinta-feira, representantes do grupo estiveram no encontro do Hiperdia do Bairro Santa Terezinha, levando orientações, além de realizar alguns exames.

Segundo Toson, “é muito importante saber que a diabetes é uma doença que pode ser controlada através de medicamentos, dieta alimentar e exercícios físicos, com auxílio da equipe de saúde, mas principalmente pela participação ativa do paciente”. Ele afirma que o paciente desempenha papel essencial no curso da doença, que pode ser controlada, a fim de evitar as doenças associadas, que são extremamente debilitantes no decurso da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, uma em três pessoas com diabetes pode desenvolver algum tipo de perda de visão durante a sua vida, pessoas com diabetes são propensas a desenvolver doenças cardíacas três vezes mais do que as outras.

A atividade física é fundamental para um bom controle da diabetes. A adesão ao tratamento é muito importante e precisa de um trabalho de parceria entre o paciente o médico, o farmacêutico, o nutricionista, o enfermeiro, o educador físico, o fisioterapeuta, o psicólogo, o odontólogo, os técnicos de enfermagem, as agentes comunitárias de saúde e demais membros da equipe de saúde.

Interessados em participar dos grupos de apoio ao combate a diabetes devem procurar a unidade de saúde mais próxima.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP