Saúde centraliza medicamentos no Posto Central e no interior

29/05/2018

Com o objetivo de aumentar o Controle de Estoque sobre os medicamentos, visando o uso racional dos mesmos e com isso evitando o desperdício e mau uso dos fármacos, a secretaria municipal da Saúde está centralizando os locais de distribuição dos remédios. Conforme a secretária Magda Bartikoski, a medida também busca economia, procurando reverter custos para a manutenção de todos os medicamentos do elenco da Farmácia Básica.

A entrega de todos os medicamentos constantes na receita em um único local, também visa a Adesão ao Tratamento do paciente. O farmacêutico Responsável Técnico pela Assistência farmacêutica do Município Denis Cardoso da Rocha explica que, por uma Questão de Legislação Sanitária os medicamentos Psicotrópicos (Controlados) e Antibióticos só podem ser dispensados na Unidade Central de Farmácia e já não podiam ser retirados em ESFs. Como cerca de 80% dos tratamentos contém pelo menos um medicamento pertencente a uma dessas classes, os usuários podiam retirar os remédios (analgésico) no ESF de origem mas também tinham que retirar os controlados ou analgésicos na Unidade Central. “Por conta disso, muitas vezes o paciente acabava não aderindo ao tratamento, pois em uma receita que continha o Analgésico e o Antibiótico, por exemplo, o paciente retirava no ESF mais próximo da sua casa, o Analgésico e não vinha no Posto Central retirar o Antibiótico, causando assim enorme prejuízo no seu Tratamento”, conta Denis.

Com a centralização, as farmácias da rede municipal de Saúde estarão funcionando no Posto de Saúde Central, e nas unidades de Farmácia na Agasa, Vila Palmeira e Miraguaia e Unidade Móvel. Os medicamentos que antes eram dispensados nos ESFs Menino Deus, Várzea e Bom Princípio deverão ser retirados na farmácia do Posto de Saúde Central, que irá atender com horário estendido, das 7h às 19h, sem fechar ao meio dia, de segunda a sexta-feira.

A secretária diz que entende que os pacientes do interior do Município têm maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde e que por isso, a Secretaria de Saúde resolveu manter nestas Unidades de Saúde a Farmácia em funcionamento. Mas, informa que continuará sendo avaliada a questão da adesão ao tratamento pelo paciente.

Dênis diz ainda que, atualmente o elenco de medicamentos disponibilizado pela secretaria da Saúde de Santo Antônio da Patrulha é excelente contemplando o tratamento de diversas patologias e que a centralização é uma medida de gestão que possibilitará ao Município manter durante todos os períodos do Ano o Quantitativo de estoque de Medicamentos suficiente para Atendimento dos Usuários.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFAP