Santo Antônio sedia encontro mensal do Projeto VerdeSinos

10/12/2018

Santo Antônio da Patrulha sediou na quarta-feira (05/12) a última reunião do ano do PROGEFE (Processo Gerencial de Efetivação do Plano de Bacia)  do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos — COMITESINOS. Realizado em dois momentos, o encontro contou com visitas a Unidades de Referência do Projeto VerdeSinos e agenda de planejamento.

Pela manhã, o grupo conheceu as ações desenvolvidas e a estrutura das propriedades dos agricultores Alexandre da Silveira Gomes (Taquaral) e Domingos Sávio (Serraria Velha), contempladas com recursos do Projeto VerdeSinos, processo coordenado pelo Comitesinos desde 2009, voltado à sustentabilidade da bacia do Sinos. À tarde a equipe deu andamento à pauta final do PROGEFE, no Centro de Educação Ambiental Santo Antônio – CEEASA.

Nessa etapa foram abordados temas como a Educação Ambiental em Santo Antônio da Patrulha; mobilização de parceiros locais; andamento das ações a partir dos investimentos do Projeto VerdeSinos  Fase 3, entre outros.

Para a secretária municipal de Educação, Dalva Provenzi de Carli, “trabalhar as questões ambientais no século XXI é fundamental, mas a educação ambiental ainda tem uma missão muito grande pela frente”. O presidente do COMITESINOS, Adolfo Klein, complementou, pontuando que “a sustentabilidade é o caminho e deve pautar as questões ambientais na atualidade”.

A reunião contou ainda com a participação da secretária-executiva do COMITEINOS, Viviane Nabinger, a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Jordana Gomes, representantes da Emater/ASCAR e dos centros ambientais dos seguintes municípios: Araricá, Campo Bom, Canoas, Caraá, Estância Velha, Esteio, Igrejinha, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, Porto Alegre, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Três Coroas.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM