Santo Antônio inaugura Centro de Referência Especializado de Assistência Social

25/08/2014

Foi inaugurado na última quarta-feira, 20, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Santo Antônio da Patrulha.

Atendendo desde fevereiro deste ano, o CREAS é uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, por exemplo).

De acordo com a coordenadora Cinara Santos, a equipe mínima deve ser formada por: 01 coordenador, 01 psicólogo, 01 assistente social, 01 advogado, 01 auxiliar administrativo e 02 profissionais de níveis superiores ou médio para abordagem/busca ativa. Devido ao processo de implantação, atualmente a equipe do CREAS é composta por: 01 Coordenadora, 01 Assistente Social e 01 advogada. “Hoje atendemos a demanda espontânea, ainda não conseguimos fazer busca ativa. Já estamos acompanhando 31 famílias em um total de 147 prontuários”, explica.

O secretário de Desenvolvimento Social, Tadeu das Neves, falou da importância da implementação desse centro. “O desenvolvimento desse trabalho estava dentro do plano de governo da nossa administração, onde uma das prioridades são as pessoas”, comemora. “É um sonho que estamos realizando, estamos muito orgulhosos”, finaliza.

O CREAS funciona das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia, na Avenida Coronel Victor Villa Verde, nº 126 - 2º andar. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada ou por agendamento pelo telefone (51) 3662 4146.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS  Gabinete do Vice-Prefeito

Fonte: ACS/SAP