Santo Antônio faz economia com a compra compartilhada de medicamentos

10/08/2017

A licitação para aquisição de remédios para os municípios consorciados à Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre) e ao Codepampa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Pampa) resultará em uma economia de até R$ 53,7 milhões para as cidades participantes.

O valor estimado para aquisição dos 311 medicamentos, mediante pesquisa de mercado, foi de R$ 114.266.479,10. O total negociado até o momento foi de R$ 60.522.293,85 – 47% a menos do que o custo previsto. Serão beneficiados 18 municípios da Grande Porto Alegre, Campanha e Fronteira Oeste.

Santo Antônio da Patrulha está participando deste processo. Servidores da secretaria municipal da Saúde participaram da formação oferecida pela Associação sobre aquisição de materiais farmacológico, odontológico e médico – hospitalar. De acordo com o farmacêutico Dênis Rocha, nesta etapa, a prefeitura está investindo R$ 200 mil na compra de medicamentos e obtendo um desconto de 7,5%. “Esse valor que o município economizou poderá aplicar em mais medicamentos na próxima compra, vale muito a pena”, explica Denis.

Aberto em 21 de junho, o processo licitatório encontra-se em fase de finalização. Os instrumentos de contratos com as 32 empresas vencedoras do pregão estarão aptos para assinatura nos próximos dias. A expectativa da Granpal é de disponibilizar até o dia 10 de agosto as atas às prefeituras para consolidar os negócios e atender as comunidades.

A secretária Magda Bartikoski afirma que participar do processo de compra compartilhada é importante, diz que é fazer gestão o recurso público para melhor atender a população. Ela afirma que até o final do mês as farmácias estarão abastecidas.

"O processo teve absoluto sucesso, graças à celeridade, boa técnica e segurança garantida do certame, que beneficiará a população de nossos municípios com mais medicamentos e menor custo", avalia José Calvi, diretor-executivo da Granpal.

Além de Santo Antônio, participaram da licitação as seguintes cidades:

Granpal: Alvorada, Canoas, Cachoeirinha, Esteio, Glorinha, Gravataí, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul e Viamão.

Codepampa: Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Dom Pedrito, Manuel Viana, Quaraí, São Gabriel, Santa Margarida do Sul e Uruguaiana.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PMSAP