Santo Antônio da Patrulha volta à bandeira Laranja

02/06/2020

Prefeito pede a colaboração de todos para que não haja relaxamento dos cuidados

Santo Antônio da Patrulha volta à bandeira Laranja, que significa risco médio. O anúncio foi feito no sábado (31/05) pelo Governo do Estado. Apesar de nosso município se manter estável quanto ao número de casos, o índice de ocupação de hospitais com pacientes infectados na região subiu na última semana. Na divisão feita pelo Estado por regiões, o município patrulhense pertence ao litoral, onde mais de 78% dos leitos de UTI estão ocupados.

Na tarde desta segunda-feira (01/06) o prefeito Daiçon Maciel da Silva, durante uma live nas redes sociais da prefeitura, pediu a colaboração da população para que não haja relaxamento dos cuidados. “Não queremos daqui uns dias, ser classificado como bandeira vermelha, o que será ruim para a saúde e também para a economia, pois as restrições serão mais duras”, disse o prefeito. Ele disse que alguns setores ainda estão impedidos de trabalhar e que o Município irá estudar possibilidades. Ele orienta que interessados procurem o setor de Vigilância em Saúde ou o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Covid -19.

Conforme o secretário da Saúde, Joy Silva, o aumento dos casos e internações foi considerável nos últimos dias, o que é preocupante, o dia 14/05 o litoral norte contabilizava 100 casos confirmados. Depois de 15 dias este número quase dobrou (198). Ele aproveitou para informar que o hospital Santa Casa Santo Antônio está organizado para receber pacientes de Covid, com 13 leitos disponíveis, oito de isolamento e cinco de emergência, contando também com sete respiradores.

A médica Virgínia Bestetti, que integra o Comitê alertou sobre o risco do vírus. Ela lembra que as pessoas contaminadas podem apresentar quadros leves, graves e até assintomáticos ( que não apresentam sintomas). “Não podemos saber quantos irão evoluir bem ou mal. Felizmente dos 9 que já tivemos aqui no município, oito evoluíram bem e um apresentou quadro grave, estando ainda internado na UTI. Por isso é preciso que todos tomem os cuidados.

O prefeito ainda reforçou que em razão dos cuidados tomados, o Município tem conseguido controlar a doença.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP