Santo Antônio da Patrulha terá clínica municipal de Saúde Bucal

31/07/2019

Foto com parte da equipe da Odontologia

Santo Antônio da Patrulha tem desenvolvido importante projeto de Saúde Bucal no Município. O grande passo para qualificar ainda mais este serviço, de acordo com o secretário da Saúde, Charlis Santos é a implantação da Clínica Municipal de Saúde Bucal. “Nós já temos um serviço muito bom, com ótimos profissionais, mas a clínica modular irá permitir que o qualifiquemos ainda mais. São poucos municípios com nossa capacidade de atendimento que têm um setor de odontologia como o nosso”, afirma o secretários.

Ele lembra que há poucos anos, odontólogos foram contratados e passaram a atender em gabinetes no posto central e também nas unidades de saúde dos bairros e interior. Naquelas comunidades onde não há postos de Saúde, uma unidade móvel se desloca com dentista realizando os mesmos procedimentos oferecidos nos consultórios, que competem à atenção básica, como limpeza, restaurações, extrações, entre outros.

“Além desse atendimento curativo, o Município também atua na prevenção, através do projeto Saúde na Escola, desenvolvido em parceria com a secretaria da Educação. Os dentistas visitam as escolas, inclusive da Educação Infantil, fazem aplicação de flúor, orientam sobre a escovação e importância da saúde da boca”, afirma Charlis.

Hoje, só no Posto de Saúde Central são realizados em média de 1.300 procedimentos em ao mês. A coordenadora de Saúde Bucal da secretaria Municipal da Saúde, Adriana Pinheiro, explica como é o cotidiano do setor. “O serviço conta com seis odontólogos, quatro Auxiliares e uma Técnica de saúde bucal, que atendem nos dois consultórios dessa unidade”, epxlica.

Adriana diz que as consultas podem ser previamente agendadas, nas quais o paciente a realiza no dia e horário marcado. Também existem os atendimentos de urgência, que o paciente com dor momentânea é atendido sem hora marcada.  O agendamento possuiu um grupo prioritário que são: crianças de 0 a 14 anos; gestantes, idosos acima de 60 anos, todos os pacientes com doenças crônicas, e os pacientes com necessidades especiais. Existem ainda, os atendimentos espontâneos, em que, os pacientes comparecem no Posto e são atendidos no mesmo dia, no caso de desistência de outro usuário.

O dentista chefe da Odonto, George Antoniazzi chama a atenção para o absenteísmo. Um problema recorrente, onde muitas pessoas marcam sua consulta, não comparecem e não avisam antecipadamente. Ele diz que se houvesse um comunicado prévio, poderiam destinar aquela consulta a outro usuário que está aguardando, o que nem sempre é possível por esperarem o paciente comparecer até o último minuto.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA