Santo Antônio da Patrulha terá Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes - COMUPA

25/10/2019

Santo Antônio da Patrulha será um dos únicos municípios que terá um Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes – COMUPA. Hoje no estado, o trabalho é realizado no município de Ijuí, que serviu de inspiração para os gestores patrulhenses.

Na tarde dessa quarta-feira (23/10), o secretário da Saúde Charlis Santos apresentou a proposta do COMUPA em uma reunião na Câmara de Vereadores, que contou com a presença do prefeito Daiçon Maciel da Silva e do presidente do Legislativo, Rodrigo Massulo, além de representantes de diversas áreas da saúde e da segurança, que estão sendo convidadas a participar do projeto.

O COMUPA tem como objetivo principal, o desenvolvimento de ações de educação
capacitação e prevenção de qualquer tipo de acidente, por meio de planejamento e articulação de esforços dos vários segmentos da sociedade que o compõe, com foco no comportamento seguro e ação preventiva.

Além dos representantes de órgãos públicos e entidades e instituições da sociedade, municípios vizinhos também devem participar do projeto, como é o caso de Rolante e Caraá, que tiveram seus representantes na reunião. Entre as atividades e competências do COMUPA, o secretário destacou: capacitar os profissionais com vista à qualificação do trabalho desenvolvido com a comunidade; promover a educação continuada através do oferecimento de cursos, seminários e palestras; mapear e atuar nas áreas de risco, como desastres ambientais e situações epidemiológicas.

Charlis diz que já existe um trabalho de prevenção, com uma parceria que funciona muito bem com o Corpo de Bombeiros, mas que com o Comitê se busca ampliar esta rede e criar protocolos de ação em casos de emergência, nas mais diversas situações. “Este planejamento e esta organização dos protocolos vai nos permitir agir de forma mais rápida, segura e com menos custo”. disse.

Até o final do ano, o comitê deve iniciar suas atividades oficialmente.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP