Santo Antônio da Patrulha recebe Ospa em grande concerto

imagem-noticia

23/03/2017

O evento, apresentado pela Corsan, comemora o aniversário da cidade e acontece no dia 28 de março, terça-feira, às 20h, na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. A regência é do maestro Evandro Matté. Samuca do Acordeon é o solista convidado da noite.

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) participa das comemorações aos 206 anos do município de Santo Antônio da Patrulha levando um concerto especial à cidade. O evento, patrocinado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), acontece no dia 28 de março, terça-feira, às 20h na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. A regência é de Evandro Matté, maestro e diretor artístico da Ospa. Samuca do Acordeon, um dos mais reconhecidos músicos da nova geração de instrumentistas do RS, é o solista convidado. A entrada é franca.

 

Sobre o programa

 

O repertório do concerto contempla composições orquestrais tradicionais, música gaúcha e obras inspiradas em ritmos de dança – valsa, polca, ritmos afro-brasileiros e tango. A Abertura da ópera “La Forza Del Destino”, de Giuseppe Verdi (1813-1901), e a “Abertura Coriolano” de Ludwig Van Beethoven (1771-1827) dão início ao programa. Depois, o solista convidado, Samuca do Acordeon, une-se aos músicos para interpretar trecho do “Concerto para Acordeon e Orquestra” de Radamés Gnatalli (1906-1988), compositor gaúcho, e um arranjo de Tasso Bangel para a “Fantasia Brasileira nº5”. A noite terá ainda a “Valsa do Imperador” de Johann Strauss II (1825-1899), conhecido como o “Rei das Valsas” da Viena de sua época, e a “Pizzicato Polka” de Johann e Joseph Strauss. Por fim, destaque para as sonoridades latino-americanas: a Dança Brasileira nº1”, de Camargo-Guarnieri (1907-1993) e Libertango”, de Astor Piazzolla (1921-1992), fecham a apresentação.

 

Sobre o maestro

 

Evandro Matté é diretor artístico e maestro da Ospa e da Orquestra Unisinos Anchieta, e diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas. Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da UNISINOS. Esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, República Checa e Alemanha. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música.

 

Sobre o solista

 

Um dos mais notórios músicos da nova geração de instrumentistas do RS, Samuca se dedica ao repertório de tango, milonga, chamamé, baião, bossa-nova, samba e choro. Já colaborou com artistas como Luiz Carlos Borges, João de Almeida Neto, Rui Biriva, Yamandu Costa, Renato Borghetti, Gilberto Gil, Ângela Maria e Beth Carvalho. Em 2012, participou de diversos festivais de folclore na Europa, nos quais lançou o seu primeiro DVD solo, chamado “Fala Agora”.

 

Sobre a Série Interior de concertos

 

A “Série Interior” de concertos da Ospa sublinha a meta da orquestra de institucionalizar sua presença pelas diferentes cidades do RS, colocando municípios diversos na rota da programação. Promovida pela Fundação em parceria com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a série leva alguns dos mais qualificados maestros e solistas gaúchos a Teatros, Igrejas e Auditórios de toda a região.

 

O concerto em Santo Antônio da Patrulha é promovido com o apoio da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha e da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem.

 

Mais informações pelo telefone (51) 32227387 e pelo site www.ospa.org.br.

 

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Rio Grande do Sul (Sedactel/RS). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga e Thyssenkrupp. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel/RS.

 

Concerto da Ospa em Santo Antônio da Patrulha | Série Interior

 

Quando: 28 de março, terça-feira, às 20h.
Onde:  Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem - R. Domiciano Nunes - Pitangueiras (Santo Antônio da Patrulha)

 

ENTRADA FRANCA

 

PROGRAMA

Giuseppe Verdi: Abertura de “La Forza del Destino”

Ludwig van Beethoven: Abertura Coriolano

Radamés Gnatalli: Concerto para Acordeon e Orquestra (Primeiro Movimento – Allegro Moderato) | Solista: Samuca do Acordeon

Johann Strauss II: Valsa do Imperador

Fantasia Brasileira nº 5 (Arranjo de Tasso Bangel) | Solista: Samuca do Acordeon

Johann e Joseph Strauss: Pizzicatto Polka

Camargo Guarnieri: Dança Brasileira nº1

Astor Piazzolla: Libertango (Arranjo: Alexandre Ostrovski Jr.)

 

Regente: Evandro Matté

Solista: Samuca do Acordeon (acordeon)
 

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE 

Fonte: ACS-PMSAP

imagem-noticia imagem-noticia