Santo Antônio da Patrulha realiza projeto inédito de verão

01/03/2018

O município de Santo Antônio da Patrulha vem realizando durante este verão mais de 100 atividades gratuitas de lazer e aprendizado para a população. O projeto “Santo Antônio acesso e oportunidade”, inédito na cidade é uma realização da prefeitura, através da secretaria municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social em parceria com o Instituto Brasileiro da Pessoa, de Porto Alegre.

Dede novembro de 2017 os eventos gratuitos vêm sendo realizados. São palestras com psicólogos e outros profissionais sobre diversos temas, oficinas para empreender e atender ao público, cursos de capacitação e atrações artísticas, como shows, peças teatrais e cinema itinerante no interior. A época do ano escolhida para a realização da programação permite que um maior número de pessoas participe, em função das férias escolares e também do trabalho.

De acordo com a secretária Ana Cristina Ramos, o projeto está atendendo uma demanda importante para o desenvolvimento social, que a sua pasta com a estrutura disponível hoje, não teria condições de atender.  Ela conta que o Município enviou projeto para o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, conquistando os recursos para sua execução. Além de oferecer chances de aprendizado, o projeto busca despertar nas pessoas alguma aptidão nova, ou simplesmente uma oportunidade de lazer.

O presidente do Instituto Brasileiro da Pessoa Marco Aurélio Alves explica que os temas abordados são: desenvolvimento humano e cidadão, ética, relações familiares e sociais, prevenção ao uso de drogas, questões de gênero, direitos e deveres básicos do cidadão, sustentabilidade ambiental, qualidade de vida, estratégias para inserção no mercado de trabalho, alimentação saudável e prática esportiva, entre outros. “O projeto nasce da necessidade de enfrentar a pobreza, a marginalização e a violência. Com a implementação deste programa de inclusão produtiva, busca-se intervir na realidade social atual com a perspectiva de vincular mais cidadãos ao mercado de trabalho”, comenta.

Nos dias 28 de fevereiro, 01/03, 02/03 e 03/03 será realizada mais uma oficina de Filmagem em Celular. As aulas acontecerão em dois bairros Menino Deus (Quiosque Comunitário, das 8h às 12h) e Madre Tereza (Salão Comunitário, das 14h às 17h30min). Inscrições podem ser feitas no local ou pelo telefone: 98539.0088.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS

Fonte: ACS/PMSAP