Santo Antônio da Patrulha participa do Movimento do Bolo Tributário

28/09/2015

Na última sexta-feira, 25 de setembro, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha participou do Movimento do Bolo, proposto pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) em parceria com as Associações Regionais dos municípios e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para chamar a atenção para a crise financeira dos municípios. O nome da mobilização faz alusão à pequena fatia do bolo tributário que é destinado às prefeituras, que é de apenas 18%. A União fica com 57% da quantia total e o Estado com 25%.

Santo Antônio participou do protesto com distribuição de folders e, na sede da Prefeitura, fitas na cor preta, simbolizando o movimento. O Prefeito, Paulo Roberto Bier, foi ao programa Estúdio Aberto, da Rádio Itapuí, para falar sobre o assunto.

O Vice-prefeito patrulhense, Armindo Ferreira de Jesus, esteve representando o município na mobilização da Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (GRANPAL) ocorrida, pela manhã, na Prefeitura da capital gaúcha, juntamente com outros prefeitos da região. “É um grito dos municípios sobre a perversa distribuição dos tributos, sendo que temos a incumbência de aplicar os serviços. Com a crise, estes recursos foram diminuídos, ainda que já fossem pequenos. O Movimento do Bolo é um pedido de socorro para que os municípios possam trabalhar. Um alerta para que, não só o Governo Estadual ou Federal, mas que a população se conscientize desta causa”, destacou.

Durante a tarde, o vice do executivo, participou da paralisação na BR-101 juntamente com os prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMLINORTE), em Osório.

O movimento da FAMURS não é contra os governos federal e estadual, mas em favor dos municípios. A mobilização defende o novo Pacto Federativo necessário para promover a distribuição justa do bolo tributário.

Secretaria Municipal da Administração e Finanças - SEMAF  Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM  Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS  Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Secretaria Municipal das Obras, Trânsito e Segurança - SEMOT  Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA  Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito  Gabinete do Vice-Prefeito  Procuradoria Geral do Município

Fonte: ACS/PMSAP

imagem-noticia imagem-noticia imagem-noticia