Santo Antônio da Patrulha lança comitê de valorização à vida

18/12/2019

Santo Antônio da Patrulha acaba de lançar o comitê para Promoção da Vida, Prevenção ao Suicídio e Posvenção em Comportamento Suicida. A portaria de nº 2.568 de 26 de novembro deste ano nomeou os membros do comitê, que representam instituições ligadas à saúde, educação e desenvolvimento social do Município.

Na manhã desta terça-feira (17/12) o prefeito Daiçon Maciel da Silva e o secretário municipal da Saúde, Charlis Santos reuniram o comitê para a primeira reunião do grupo que pretende trabalhar de forma integrada a promoção da vida, desenvolvendo atividade intersetoriais com parcerias entre entidades que cuidam da saúde mental da população patrulhense, especialmente de idosos, adultos e adolescentes.

O secretário Charlis explica que é preciso criar uma rede focada no atendimento de pessoas que sofrem com a depressão e que, muitas vezes podem acabar cometendo suicídio. “Hoje temos o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial do município, nosso hospital é referência em psiquiatria, mas temos comprovado que pessoas que cometeram o suicídio aqui, não chegaram a procurar esses serviços. Por isso, precisamos de um olhar lá na sala de aula, pelos professores, um acompanhamento das famílias. É uma longa caminhada, mas que começa a ser construída”, disse.

Na ocasião, a secretária da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli falou sobre a necessidade de realizar um trabalho focado nas famílias de alunos, pois os pais precisam estar atentos, especialmente com os adolescentes, em função do uso da internet.

O prefeito Daiçon falou que a secretaria estadual da Saúde, já se colocou a disposição para colaborar neste processo, especialmente no que se refere à orientação aos profissionais que têm condições de colaborar com este processo. Ele agradeceu a todos que atenderam ao chamado e estão dedicados à causa.

Ficou definido que o comitê irá se reunir mensalmente e que um plano de ação será elaborado para a implantação das atividades.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP