Santo Antônio da Patrulha lança coleta seletiva na próxima segunda-feira

22/07/2020

A Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha implanta na próxima segunda-feira (27/0/7) o seu sistema de coleta seletiva no Município. “É um grande desejo, algo novo em nossa cidade, que finalmente estamos realizando, disse o prefeito Daiçon Maciel da Silva”. Ele explica que o Município conta com programas de Educação Ambiental, com um trabalho muito importante principalmente nas escolas, mas a coleta seletiva é um, passo fundamental para a sustentabilidade.

Conforme o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, João Alfredo Peixoto, Pichula, a coleta seletiva é diferenciada, que visa recolher somente resíduos de materiais recicláveis, proporcionando um novo ciclo de vida desses materiais e assim diminuindo os impactos ambientais. “São muitos os benefícios com a coleta seletiva, como evitar a contaminação de solo e da água, o desperdício dos recursos naturais não-renováveis e melhora a economia”, detalhou.

Pichula explica que o caminhão da coleta seletiva irá passar uma vez por semana nas ruas da cidade para recolher exclusivamente resíduos recicláveis: papel, plástico, metal e vidro, em dias alternativos. O recolhimento do lixo comum continua normalmente, duas vezes por semana. O roteiro completo está em www.pmsap.com.br e nas redes sociais da Prefeitura.

Ele diz que neste primeiro momento a coleta seletiva vai acontecer na sede e que a Prefeitura terá um custo a mais de R$ 19 mil mensais com este projeto, executado pela Cooperativa Nosso Lar. Após a coleta, os resíduos vão para a Central de Triagem, onde trabalhadores fazem a separação do material reciclado daquele que deve ser descartado.

O prefeito destaca a melhoria no trabalho da equipe que atua na Central de Triagem com a implantação da coleta seletiva. “Imagine o trabalhador tendo que separar o resíduo que pode ser reciclado no meio de restos de comida e outros detritos. Sem falar naquele material que perdeu valor porque foi contaminado por outros resíduos. Todos ganham com a coleta seletiva. Por isso, é tão importante que a população colabore e separe seu lixo”, disse Daiçon.

Mais informações sobre a coleta seletiva pelo telefone: 3662-8421.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS