Santo Antônio da Patrulha introduzirá farinha de arroz na merenda escolar da rede municipal

07/11/2019

Santo Antônio da Patrulha dará mais um importante passo na qualificação da merenda escolar na rede municipal de ensino. Já está em andamento o processo licitatório para inserir a partir de 2020 a farinha de arroz como ingrediente no cardápio das escolas.

Na última terça-feira (05/11), a secretaria da Educação promoveu uma oficina para a preparação de alimentos com a farinha de arroz para 27 funcionárias das cozinhas das escolas municipais.

A atividade ocorreu na Casa do Arrozeiro, cedido pelo Instituto Rio-grandense do Arroz teve a parceria da Confraria do Arroz, que preparou os alimentos.  As nutricionistas da Secretaria da Educação, Daniela Beleza Ribeiro e Cássia Salmoria auxiliaram na elaboração das receitas e ministraram uma palestra sobre glúten, alergias e restrições alimentares.

De acordo com a Daniela o objetivo foi demonstrar a forma de preparo e manipulação do novo alimento que fará parte da alimentação escolar no próximo ano. “Além de incluir um alimento regional nas escolas, como preconiza o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a ideia é também é diversificar as preparações do cardápio da alimentação. Este é um alimento que contém fibras, sem glúten, rico em nutrientes como vitaminas do complexo B e manganês.” explicou.

A secretária Dalva Maria Provenzi de Carli diz que este é mais um passo de uma caminhada na melhoria da alimentação dos alunos. “Já introduzimos o peixe na merenda, que é rico em nutrientes, retiramos a margarina, que é nociva à saúde e no ano que vem teremos a farinha de arroz que é mais saudável. Agradeço ao prefeito Daiçon e ao vice-prefeito Zezo por acolher nossas propostas, beneficiando a saúde de nossas crianças”, disse.

O prefeito Daiçon agradeceu ao empenho da SEMED, à Confraria do Arroz, que é parceira neste projeto e que está “realizando um trabalho importantíssimo para difundir o consumo de um produto que é nosso. O nosso respeito e admiração por estas mulheres. Agradeço a todos os envolvidos, como a Emater e o IRGA.”

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP