Santo Antônio da Patrulha está entre os municípios que terão redução da alíquota do IPERGS

26/10/2018

A medida representa economia para prefeitura e para servidores

Santo Antônio da Patrulha está entre os 91 municípios gaúchos que terão redução de alíquota de contribuição do IPE Saúde. O prefeito Daiçon Maciel da Silva, juntamente com os secretários Joy Silva (Saúde) e Ferulio José Tedesco (Planejamento e Gestão), participou da assinatura do Termo Aditivo aos contratos em Porto Alegre, e comemorou:

Esta alteração é muito significativa, com a redução de 18% para 13,2% no valor da alíquota, sobra mais dinheiro para a Prefeitura e também para os servidores ativos e inativos. Quero cumprimentar o presidente do IPE Saúde, João Gabbardo, que vem liderando um processo de reestruturação da instituição, o que permitirá beneficiar tantos municípios gaúchos.

Os municípios têm contrato com o IPE para assistência à saúde dos seus servidores.

Em Santo Antônio da Patrulha, a prefeitura paga 50% da alíquota e os servidores os outros 50% restantes. Com a redução, a cobrança baixará de 9% para 6,6% para cada parte.

De acordo com Gabbardo, a medida reflete o cuidado e o uso racional dos beneficiários e seus dependentes com o IPE Saúde. Reforça ainda a relação de confiança com os gestores municipais e o compromisso da Autarquia em fazer boa gestão do plano. “Estas cidades tiveram um gasto menor que a receita. Muitos foram reduzidos para o mínimo previsto em lei, que é 13,2%. A conscientização dos usuários faz toda a diferença para que o plano não seja utilizado indevidamente”, comentou.

Atualmente, 914 servidores entre ativos e inativos, utilizam o serviço do IPE Saúde. Com a redução da alíquota, o Município irá economizar ao mês R$ 5.500,00  aproximadamente e o servidor terá 2,4% também de economia sobre os seus vencimentos.

A redução de alíquota para os municípios contemplados entra em vigor a partir de 1º de novembro. Os contratos são revisados anualmente e de acordo com o percentual de sinistralidade, as alíquotas podem diminuir, permanecer a mesma ou ainda aumentar.

A possibilidade de redução de alíquota de contribuição também deve incentivar para que mais prefeituras firmem contrato com o IPE Saúde. Atualmente, a Autarquia mantém convênio com 242 prefeituras, 68 Câmaras e 14 entidades.

Secretaria Municipal da Administração e Finanças - SEMAF  Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE