Santo Antônio da Patrulha cria Gabinete de Crise

03/07/2020

Com o objetivo de discutir e elaborar soluções conjuntas nas mais diversas áreas durante a pandemia o prefeito de Santo Antônio da Patrulha instituiu o Gabinete de Crise. A primeira reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (03/07) com alguns integrantes do Gabinete, como o presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre, presidente da ACISAP, Marcione Gomes, secretário da Saúde, Joy Silva e representante da OAB local, Dr. Julio Santana.
O prefeito lembrou que uma das primeiras medidas tomadas com o início da pandemia do coronavírus foi ” a criação do Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid -19, que estuda todos os protocolos e nos direciona para agir com a segurança necessária exigida. Também seguimos todas as orientações do governo do Estado que está organizado e ditando normas para que o sistema de saúde possa dar conta no atendimento de todos os gaúchos neste momento difícil. No entanto, os prefeitos ainda não conseguiram encontrar uma saída para equilibrar a vida e a economia. No entanto, estamos vendo que aqueles que realmente podem mudar esta curva crescente do vírus não estão fazendo sua parte como deveriam. O cidadão continua fazendo aglomerações, festinhas e não está se cuidando como deveria”, desabafou o prefeito.
No encontro foi avaliado o comprometimento dos estabelecimentos essenciais, que podem funcionar, e, que estão cumprindo as regras. Alternativas para os setores não essenciais foram discutidas e serão levadas para avaliação do Comitê de  Prevenção e Enfrentamento a Covid -19,como a possibilidade de pagamento do crediário nos estabelecimentos.
Outra medida que será tomada é a solicitação de reforço para os órgãos de segurança para intensificar ações conjuntas com a Fiscalização de Posturas.
O prefeito lembrou que a cada sexta-feira o Governador faz anúncio sobre as medidas e bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado e que a Amlinorte está contestando e reivindicando melhorias para o sistema de saúde na região, o que poderá significar até mesmo a mudança de bandeira.
O gabinete passará a se reunir sempre às quartas-feiras por vídeo conferência para discutir as demandas da sociedade patrulhense.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA  Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP