SMTDS faz atendimento a moradores de rua

28/07/2020

A Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social de Santo Antônio da Patrulha está ofertando desde o dia 23 de junho abrigo social  para moradores de rua. As ações estratégicas continuadas de enfrentamento à vulnerabilidade social da população em situação de rua é desenvolvida pela equipe técnica de Assistentes Sociais e Psicóloga do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Proteção Social Especial de Média Complexidade.
O abrigo conta com dormitórios, banheiro, alimentação e espaço de convivência. Em função da pandemia de Covid-19, o espaço fica aberto o dia inteiro para abriga-los. Para ter acesso ao local, o morador precisa do encaminhamento emitido pelo CREAS. Atualmente há 12 vagas no abrigo, sendo que 8 estão ocupadas.
A secretária do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Ana Cristina Ramos destaca que a equipe também realiza abordagens sociais semanalmente com o apoio da Secretaria da Saúde. “ Toda a semana, a equipe do CREAS, juntamente com um técnica de enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde realizam o mapeamento e encaminhamento dos moradores de rua. Nós oferecemos o abrigo e ajuda, mas o trabalho só pode ser continuado se o indivíduo quiser receber o auxílio”, destacou.
Na unidade do CREAS, também é disponibilizado atendimento individualizado, garantindo sigilo e privacidade. Lá, há banheiro reservado para banho, Kit de higiene, roupas limpas e auxílio alimentação. Quando o usuário deseja ir para outro município onde possui vínculos familiares ou comunitários é fornecido acesso a passagem para retorno.
O CREAS está localizado  na Rua General Daltro Filho, n° 72 no bairro Cidade Alta, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O número para contato é 36625796.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS

Fonte: ACS-PREFASAP