SEMED incentiva participação da rede nas discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular

13/03/2018

O Município de Santo Antônio da Patrulha participou da mobilização nacional para discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Dia D, proposto pelo Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

O Dia D aconteceu em 06 de março, quando Escolas da Rede Municipal de Ensino realizaram, com a participação da Comunidade Escolar, momentos de apresentação e estudo da BNCC, que foi homologada em 20 de dezembro de 2017.

De acordo com a secretária Dalva Provenzi de Carli, os estudos terão continuidade durante todo este ano, para então realizar a reorganização dos Currículos das escolas, buscando atender aos objetivos previstos na nova BASE da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP