SAP conquista R$ 5 milhões para gestão integrada dos resíduos sólidos

13/02/2020

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva está desde ontem (12/02) em Brasília. Acompanhado do diretor do Campus FURG/SAP, Antônio Valente, ele foi participar da solenidade do Programa Lixão Zero da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana. “Nossa participação neste evento é por um motivo excelente: tivemos aprovado um projeto de gestão integrada de resíduos sólidos, no qual seremos contemplados com R$ 5 milhões, comemorou o prefeito”, comemora.

O projeto é fruto de uma parceria entre a prefeitura e a Universidade Federal do Rio Grande FURG/SAP, para implantação e um sistema de coleta seletiva de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos (doméstico e comercial) de forma econômica e ambientalmente sustentável. Além de Santo Antônio, apenas outros três municípios gaúchos tiveram seus projetos aprovados.

Os pilares do projeto são a educação ambiental, implantação da coleta seletiva e melhorias na central de triagem municipal. Além disso, testes com novas tecnologias serão realizadas. O arranjo tecnológico consiste na aplicação de duas tecnologias emergentes em processo de experimentação, cujo acompanhamento será realizado pela FURG.

A estratégia de continuidade prevê que através das vendas do combustível derivado dos resíduos, a unidade seja parcialmente/autossustentável. O prefeito está muito otimista e considerou esta conquista um grande avanço para o Município. “Estamos torcendo muito pelo sucesso deste projeto, que compreende um aporte importante de recursos. Nosso objetivo é ter pessoas mais conscientes e poder, cada vez mais dar o destino adequado aos resíduos, de forma sustentável”, disse.

Ao todo, 1.200 projetos foram enviados do país, 50 selecionados e 30 contemplados. Conforme o Ministro do Meio Ambiente Ricardo Sales "os municípios selecionados tiveram seus projetos avaliados por critérios eminentemente técnicos".

O prefeito ainda irá aproveitar para percorrer gabinetes de deputados para tratar sobre recursos de emendas para Santo Antônio da Patrulha.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP