Romaria: Secretário Charlis apresenta Plano de Ação para prevenção de acidentes e apoio a romeiros

14/02/2020

Uma verdadeira força tarefa está sendo montada pelos municípios de Santo Antônio da Patrulha e Caraá, com o apoio de entidades ligadas à saúde e a segurança. Conforme o secretário da Saúde do município patrulhense, Charlis Santos, o objetivo é evitar acidentes durante os dias em que acontece a tradicional Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas e levar apoio aos peregrinos. O evento leva anualmente milhares de pessoas à paróquia, que fica localizada na comunidade de Alto Caraá, no Caraá. Em 2020 a caminhada acontece nos dias 21 e 22 de fevereiro.

“É a primeira vez que alguém pensa nisso, em organizar um plano de ação, com pontos de apoio, ambulâncias de prontidão, carros de socorro, voluntários orientando sobre a conscientização ao trânsito seguro. Especialmente neste ano, com a nova ligação asfáltica entre os dois municípios uma medida preventiva é essencial”, disse o secretário durante reunião realizada no gabinete do prefeito na última quinta-feira (09/02).

Charlis explicou que como a rodovia é estadual, o trecho terá atuação da Poliícia Rodoviária Estadual, autoridade responsável, mas a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Comitê de Prevenção de Acidentes (COMUPA), prefeituras de SAP e Caraá, através de suas secretarias, paróquias Matriz da Cidade Alta e de Caraá e voluntários dos dois municípios estarão engajados nos dois dias de caminhada. Material impresso e digital será distribuído divulgando o mapa da operação aos romeiros.

O secretário diz que voluntários receberão alimentação e interessados devem se cadastrar pelo telefone 51 999.237.654.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP