Representantes do Conselho de Educação dos municípios da Granpal têm encontro em Santo Antônio da Patrulha

31/10/2019

Na manhã desta quarta-feira (30/10), ocorreu em Santo Antônio da Patrulha, a reunião dos conselhos de Educação dos municípios da GRANPAL (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre). Na ocasião foi debatido o Referencial Curricular Municipal de cada município, com base na Base Nacional Comum Curricular- BNCC.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva saudou os participantes e ressaltou o comprometimento de Santo Antônio com a educação. “Sempre tivemos um compromisso muito sério com a Educação, pois reconhecemos sua importância, exemplo disso, é que temos todas as modalidades de ensino: fundamental, médio e superior”, disse.

A secretária da Educação, Dalva Provenzi de Carli contou que atualmente 50% da folha salarial é composta por professores “Ao todo são 383 educadores, sendo que 90% possui licenciatura concluída. Discutir estes assuntos é essencial  para que juntos possamos construir uma educação de qualidade”.

Em 2018, por meio da Portaria N.º 904, foi constituído Comitê Gestor, que deu início à articulação da construção de Referencial Curricular para o Sistema Municipal de Ensino patrulhense. Esse comitê gestor é formado por representantes da Secretaria Municipal da Educação, Conselho Municipal de Educação e professores das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal.

A construção do Referencial Curricular Municipal com orientação a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que visa estabelecer conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.

O evento ocorreu na sede do Conselho Municipal da Educação. Participaram representantes dos municípios de Gravataí, Cachoeirinha, Glorinha, Alvorada, Viamão e Santo Antônio da Patrulha.

Cada cidade mostrou seu o Referencial Curricular Municipal e explicou como se deu o planejamento e execução do mesmo.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP