Raizinha desta sexta-feira tem painel sobre os 80 anos do Colégio Santa Terezinha

29/10/2019

O último dia de Raizinha começou com a apresentação do grupo da Escola de Inteligência do Colégio Santa Teresinha. Os 80 anos do tradicional colégio de Santo Antônio da Patrulha foi tema de um painel na manhã do evento, nesta sexta-feira (25/10). Os alunos cantaram músicas nacionais e internacionais abrilhantando ainda mais o evento. Em seguida deram início as palestras, painéis e comunicações.

As professoras Letícia Messagi Dai Prá, Rodrigo Tomazi e Maria Helena Rodrigues da Rocha apresentaram o Painel “Colégio Santa Teresinha: 80 anos formando gerações”, contando história da escola. Relaram desde a idealização, a construção do colégio, chegando aos projetos atuais, como empreendedorismo,  voluntariados, escola da inteligência, entre outros.

João Alfredo Peixoto, presidente do COMUDE (Conselho Municipal de Desenvolvimento), apresentou a palestra “Expansão Urbana de Santo Antônio da Patrulha, através de dados econômicos”, onde mostrou o desenvolvimento do município nas últimas décadas. João encerrou falando que o município já não é mais o mesmo e continua se desenvolvendo.

“Linha do tempo do bairro Madre Teresa”, foi o tema explanado pela professora Eliandra Rosa dos Santos e alunos do 5º ano A da escola que lá se localiza. Desde a passagem dos terrenos da União para o Município, construção do presídio, dos terrenos que foram doados para famílias carentes, criação do campo do Paladino, construção da escola e a mudança do nome do bairro para Madre Teresa.

A professora e diretora Joseane Freiberger Gil, contou a história da EMEF Antônio Laureano da Cunha Filho, que surgiu da demanda de alguns pais, moradores do bairro. Relatou depois a união com a Escola Barão do Cahy. No final da apresentação, a professora apresentou um vídeo realizado pelos alunos que mostra, através de depoimentos e encenações, a história relatada por Josiane.

Erotildes Fofonka Cunha de Caraá/RS apresentou a um trabalho sobre os Recursos Alternativos como práticas de saúde: o uso de plantas medicinais e fitoterápicos. Já Diumer Juarez Medeiros Ramos apresentou “Memórias de meus pais sobre a ERS 030”, o patrulhense falou sobre o trabalho de seu pai, agrimensor do Estado, na construção da estrada, nos anos 30. “Reorganização da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha”, foi o tema apresentado por Claudio Roberto Valim.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de SAP apresentou o tema “Nossa luta é pela vida”. A presidente Suzana Rocha, contou de forma emocionada como foi o início da organização da Liga, os primeiros encontros, as ações beneficentes, as dificuldades, as lideranças, até chegarem aos dias atuais, em que possuem muito mais apoiadores  e colaboradores.

A manhã encerrou com os painéis dos vereadores:

Alzemiro Silveira da Costa que apresentou as “Lembranças dos meus anos escolares”.  Jair Belolli com a “Trajetória de vida: das origens à atualidade”. E João Luís Moreira da Silva, “do Monjolo à Câmara de Vereadores”.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP