Raízes teve painel sobre o Tropeirismo no Brasil nessa segunda-feira

23/10/2019

A tarde de segunda-feira (21/10) trouxe à tona a importância do tropeirismo. Uma atividade que segundo a historiadora Vera Maciel Barroso, é anterior a criação de Santo Antônio da Patrulha.

A historiadora Lucila Maria Sgarbi Santos e o biólogo Valter Fraga Fagundes apresentaram o painel: Tropeirismo no quadrante patrulhense (Séculos XVIII - XX).

Conforme Lucila, as mulas foram os primeiros e por um longo período o único meio de transporte de carga para longas distâncias e elas chegavam ao Brasil pelo Rio Grande do Sul.
Valer destacou a importância do tropeirismo, responsável segundo ele, pela integração do Rio Grande do Sul ao restante do país, "pelo perpassar constante das mulas", afirmou.
A tarde ainda contou com as seguintes apresentações:

- Francisca Inácia de Mendonça - A Chica Fidalga de Santo Antônio da Patrulha, por Marco Antônio Velho, de Osório;
-A prisão do padre Nazista de Santo Antônio da Patrulha e a Falsa viagem de Debret e a falsa imagem de Santo Antônio da Patrulha, por Nelson Rubens Adams Filho, de Porto Alegre;

- Municípios emancipados de Vacaria: netos de Santo Antônio da PAtrulha, por Edgar Bueno Silveira, de Vacaria;

-Os Seibt e o folclore do Terno de Reis em Canela, por Márcio Cavalli, de Canela;

- Memórias e Patrimônio: resgate e preservação entre conversas e Prosas, com Débora Lupim e Leonardo Gedeon Flores, deTorres;

- Cristóvao Pereira de Abreu 1678 - 1755 - O Inventor do Rio Grande do Sul, por Paulo Cesar Timm, de Torres;

-A barragem do Arroio de Nova Hartz, por Diênifer e Djulian, de Nova Hartz;

- O dono do Engenho de Erva Mate, por Iva Silva, de Torres;

- Lendas mortas e lendas vivas do Vale Mampituba, por Bento Barcelos da Silva, de Torres;
- Capão Bonito do Sul, por Eliana Reolon, de Capão Bonito do Sul;

-Minhas Andanças pelo Brasil, por José Severino Toigo, de Porto Alegre;

- A família Provenzi no quadrante patrulhense, por Dalva Maria Provenzi de Carli, de Santo Antônio da Patrulha.

Foi mais um momento de muita emoção, lembranças e troca de experiências no 30º Raízes.A programação no Qorpo Santo se estende até a sexta-feira.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP