Projeto piloto de arborização urbana de SAP é apresentado no encerramento da Semana do Meio Ambiente

12/06/2017

De 1º a 09 de junho, a prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, através da secretaria da Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM) promoveu uma série de atividades alusivas a Semana do Meio Ambiente, comemorada mundialmente neste mês.  Através do Programa de Educação Ambiental da SEMAM, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior, EMATER e COMITESINOS / Projeto VerdeSinos, as ações envolveram escolas das redes de ensino, com plantio de árvores e exposição de trabalhos ambientais.

Marcando o encerramento da Semana, na última sexta-feira (09/06), foi realizada na Câmara de Vereadores a apresentação do Projeto Piloto de Arborização Urbana de Santo Antônio da Patrulha, desenvolvido pelo Departamento de Meio Ambiente da prefeitura, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Servidores do departamento, juntamente com o professor Marcelo Badejo (FURG) falaram sobre a importância da arborização para uma cidade e para os seres humanos, destacando aspectos relacionados à saúde do corpo e da mente. Eles explicaram que o projeto tem o objetivo de elaborar o Plano Municipal de Arborização Urbana para arborizar a cidade de forma planejada e ordenada, valorizando a diversidade das espécies nativas da Mata Atlântica e a cultura da cidade.

O projeto prevê a participação da comunidade, através da educação ambiental e nas escolhas das espécies e locais, sempre buscando melhorar a qualidade de vida do cidadão e a compatibilização da árvore com as infraestruturas da cidade.  Pelo menos 1.200 árvores devem ser plantadas até o ano de 2020 nas ruas e praças da sede do Município. O projeto iniciou pelo bairro Menino Deus onde foram plantadas 300 mudas.

Participaram do evento a secretária municipal da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli, o vereador Jair Beloli, representando a presidência do Legislativo, a secretária municipal da Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Cunha e o assessor do deputado estadual Tiago Simon, Wagner. Alunas do programa AABB Comunidade apresentaram a dança “Sal da Terra”.

O secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Missel destacou a importância do programa de Educação Ambiental para a formação de cidadãos conscientes, que respeitem e cuidem do Meio Ambiente. Na ocasião ele lançou seu livro, “Meio Ambiente – O Direito e as Fontes de Energia Renováveis” e prestou uma homenagem a sua mãe, que sempre o incentivou a estudar e respeitar o próximo.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva anunciou a criação de um “Berçário das Árvores”, no município, que deve ser implantado assim que crianças voltem a nascer em Santo Antônio. “Para cada criança nascida em nosso hospital, uma muda de árvore será entregue aos seus familiares para ser plantada em nosso Berçário das Árvores.”

O coordenador de Assessorias Técnicas da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do RS – SEMA, Valtemir Bruno Goldmeier proferiu palestra sobre Resíduos Sólidos. Conforme, Goldmeier o Rio Grande do Sul produz 11 mil toneladas de resíduos por dia, e que o grande problema nesse processo, ainda é a falta de coleta seletiva nas cidades. Ele avaliou positivamente o aterro sanitário de SAP e disse que a ideia do Governo do Estado é implantar nos municípios projetos de compostagem.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS-PMSAP