Projeto de informática para idosos redimensiona relações

14/03/2018

O Polo Universitário de Santo Antônio iniciou nessa segunda-feira (12/03), mais uma edição do projeto “A informática redimensionado as relações a partir dos 60 anos”. O evento aconteceu no Qorpo Santo e contou com a palestra "Saúde Emocional", proferida pelo terapeuta em psicanálise clinica e humanista, Dr. Odilon Gonçalves Silveira.

O prefeito em exercício, José Francisco Ferreira da Luz participou da abertura e falou sobre a grande lição de vida dada pelo grupo.  “Todos aqui querem aprender, isso é vitalidade. Parabéns e obrigado pelo exemplo que entregam à nossa sociedade”, disse. A diretora da SEMED (secretaria municipal da Educação) Isabel Cristina Oliveira também prestigiou o encontro.

A coordenadora do Polo Universitário Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente explica que no início, a vontade de aprender a usar o computador tinha como objetivo principal a comunicação com os filhos, parentes e amigos que moram longe, mas, segundo ela, com o tempo, eles quiseram muito mais.  “O que era para ser apenas um curso de informática para a terceira idade se tornou um grande projeto, que resultou até no lançamento de um livro. A ideia de tirar idosos da ociosidade e inseri-los no mundo virtual deu muito certo, e novos cursos foram se abrindo”, conta a coordenadora.

Ela cita o exemplo do uso das redes sociais. “Quando começaram a criar o seu perfil no Facebook, por exemplo, e publicar suas mensagens, muitos tinham medo de fazê-lo, porque não estavam seguros sobre sua escrita, então, surgiu a turma de reforço da língua portuguesa”. O aprendizado com os smartphones também foi uma necessidade que apareceu durante a caminhada, pois todos têm um aparelho desses hoje em dia, e os idosos quiseram aprender a postar fotos instantaneamente, fazer ligações de vídeo, enfim, mais uma turma se iniciou.

Durante os intervalos das aulas eles sempre tinham um momento para o lanche, que era trazido pelos próprios alunos. Dilce conta que as “vovós” sempre impressionavam com seus quitutes e foi aí que começaram a compartilhar as receitas por e-mail. O resultado? Um livro de receitas foi publicado pela turma da informática dos “60 +”, como são conhecidos no Polo Universitário.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP