Projeto Libras na escola forma primeira turma em Santo Antônio da Patrulha

04/11/2019

Alunos do 5º e 6º ano da escola municipal Santa Inês, de Santo Antônio da Patrulha, receberam na manhã desta segunda-feira (04/11), o certificado de conclusão do curso básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais). O projeto é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande/Campus SAP e a prefeitura, através da secretaria municipal da Educação.

Conforme a secretária da Educação do Município, Dalva Maria Provenzi de Carli, “o objetivo para 2020 é ampliar essas turmas, contemplando outras escolas”, disse. Dalva conta que muitos professores da rede municipal já aproveitaram o referido curso, oferecido pela FURG. Apesar de não haver alunos surdos e mudos matriculados na rede municipal, a secretária diz que esta matéria é de extrema importância para a vida dos estudantes, dentro e fora da sala de aula.

Ela também agradeceu e reconheceu o trabalho da professora Alini Mariot e à FURG, nesta parceria que qualifica a educação. “Este início, com os estudantes, tem por objetivo dar visibilidade à necessidade de desenvolvimento de ações que promovam a inclusão”, disse.

A professora Alini comemorou o início do projeto, inédito na rede municipal de ensino de Santo Antônio da Patrulha e destacou o interesse e o entusiasmo dos alunos em aprender. “Vocês podem se considerar bilíngues agora!”, disse. Ela agradeceu ao prefeito Daiçon, a secretária Dalva e a equipe da escola por abraçarem esta causa e dar este passo pela inclusão.

O prefeito Daiçon agradeceu a escola Santa Inês, que vem se destacando com seus projetos, na pessoa da diretora Maria Regina Ferreira e sua equipe. “Obrigado, professora Alini por nos ajudar nesta nossa busca pela acessibilidade e obrigado, crianças, por espontaneamente aceitarem o convite e participar das aulas no turno inverso”, comentou.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED