Projeto “Bons Óleos – Você doa, nós reciclamos, a natureza agradece”

18/05/2016

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, no dia 26 de abril, firmou mais um convênio para o município. Foi assinado pelo Prefeito Municipal Paulo Roberto Bier, o convênio com a empresa ECO-SINOS Reciclagem Ltda, do município de Rolante, no qual está previsto o recolhimento do óleo de cozinha saturado nas escolas de nosso município.

Todos sabem que o descarte correto deste tipo de material é de suma importância para a preservação do meio ambiente e que a maioria das pessoas não o faz por falta de conhecimento de como realizar este descarte corretamente. Por isso este convênio será importante a toda população. Desta forma, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, através do Programa Municipal de Educação Ambiental escreveu o projeto “Bons Óleos – Você doa, nós reciclamos, a natureza agradece”, no qual será coletado o óleo saturado, para posterior recolhimento através do convênio citado acima.

A SEMAM está fazendo o convite a 30 escolas ou entidades do município de Santo Antônio da Patrulha para participarem do projeto. O mesmo visa o recolhimento do óleo de cozinha saturado pela comunidade escolar, que terá a Escola como ponto de coleta e armazenamento do óleo de cozinha saturado. No final do ano letivo, a Escola participante do projeto receberá, de acordo com a quantidade de óleo arrecadado mensalmente, o valor revertido na forma de produtos/equipamentos para sua escola/entidade.

A empresa ECO-SINOS Reciclagem Ltda fica responsável pela distribuição dos recipientes nos pontos de coleta, bem como a disponibilização e limpeza dos mesmos. A empresa também fará o posterior recolhimento mensal do óleo ali armazenado e no final do ano irá trocar os litros de óleo de cozinha saturado por produtos, conforme a arrecadação. Com o óleo arrecadado a empresa ECO-SINOS Reciclagem Ltda. irá produzir ração para animais.

Neste primeiro momento foram convidadas dez escolas para darem início ao projeto. As escolas que irão participar nesta primeira etapa são:

EMEI Baby Pinguinho – Bairro Bom Princípio

EMEI Fatia do Sol – Bairro Madre Teresa

EMEI Moranguinho – Bairro Loteamento Solar

EMEI Pequeno Aprendiz – Bairro Várzea

EMEF Ângelo Tedesco – Bairro Vila Assis Brasil

EMEF Antônio Laureano C. Filho – Bairro Vila Laureano

EMEF Madre Teresa – Bairro Madre Teresa

EMEF Nossa Senhora de Fátima – Bairro Lomba da Páscoa

EMEF Santa Inês – Bairro Bom Princípio

APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Bairro Pindorama.

Logo a seguir os demais postos de coleta e recolhimento do óleo saturado contemplados pelo projeto serão divulgados.

Para maiores informações entrar em contato com a SEMAM através do telefone (051) 3662-8419.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS/PMSAP