Primeira noite de comunicações do 4º Raizinha apresenta personalidades e lugares de Santo Antônio da Patrulha

29/10/2019

A primeira noite de Raizinha começou com uma lembrança muito conhecida pelos patrulhenses. O Doutor Luiz Nicanor Araújo da Silva abriu os trabalhos com o tema “Origem do Posto de Higiene em Santo Antônio da Patrulha”.

Já a historiadora patrulhense, Vera Lúcia Maciel Barroso falou sobre o tema “O acervo do Museu Juca Maciel: organização e disponibilidade” de Santo Antônio da Patrulha, contando um pouco sobre a contribuição de seu pai para a história do município.

A Advogada e Graduada em História, Maria Eloisa Costa, falou sobre seu artigo “A trajetória religiosa, familiar e politica de forma simultânea: Padre Joao de Oliveira Lima”.  Eloisa também explanou o tema: “A estrada do Chicolomã” junto com Mario Antônio Barcelos. Contaram que segundo Rosa Gil, o nome vem de Francisco, muito conhecido na região por Chico, tinha um cavalo chamado Lomã. Devido a dificuldade de passar na localidade, era preciso de um cavalo ágil e forte e Lomã fazia muito bem este trabalho. Era comum ao avistarem as pessoas falarem “lá vem o Chico e o Lomã”, e desta forma feita a justaposição: Chicolomã.

O auxiliar de Análises Clinica, Sidnei Lazzaretti Salazar, apresentou a comunicação “Terço dos Homens em Santo Antônio da Patrulha”.

O administrador, Fabian de Souza, falou sobre a comunicação “Contabilidade Social: um pouco da história de Valdir Ramos Flôr de Barcelos”, contando a carreira de “Valdirão”, como era conhecido Valdir na Escola Barão do Cahy, na qual era professor de contabilidade.

Taylene Emerim Brígido Oliveira, advogada, falou sobre o tema “Rotary Club de Santo Antônio da Patrulha – 60 anos servindo a comunidade”, falando sobre a história do clube na cidade e algumas das belas atividades desenvolvidas pelo grupo.

O advogado e professor aposentado, Telmo Antônio de Souza falou sobre o “O movimento estudantil patrulhense na década de 60”, relatando a criação de uma união municipal para atuação na cidade.

Rosalva Rocha, Técnica em Administração e Turismo, contou a história “O tio Valdir da Kombi”, que fez parte da vida de muitos estudantes patrulhenses.

Para encerrar a noite, Vera Lúcia Maciel Barroso apresentou a palestra: Jorge Pedro Nehme – divisor da história política de Santo Antônio da Patrulha.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP