Prefeitura se prepara para aderir ao SUSAF - Medida permitirá comercialização de produtos patrulhenses em todo o estado

18/10/2018

Com o objetivo de fomentar e qualificar a produção de origem animal em Santo Antônio da Patrulha, a prefeitura está buscando a implantação do SUSAF - Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte. De acordo com o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, André Randazzo dos Reis, esta medida permitirá comercialização de produtos patrulhenses em todo o estado. Ele explica que a adesão por parte do produtor depende de seu interesse, mas que o Município quer oferecer esta possibilidade.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva disse que esta iniciativa é muito importante, pois representa o crescimento e fomento da produção agroindustrial no município, a geração de empregos, bem como o aumento da arrecadação para a gestão pública.

Uma reunião na manhã dessa quarta-feira (17/10), no gabinete do prefeito municipal tratou do tema. Também participaram do encontro a Procuradora Geral do Município, Margere Oliveira, o secretário municipal da Saúde, Joy Silva, o coordenador do setor de Vigilância em Saúde, Luiz Rogério Gomes, a diretora de Meio Ambiente, Jordana Borba e demais servidores da Administração Municipal.

Ficou definido que para aderir ao SUSAF, o Município precisa, inicialmente, reestruturar o Sistema de Inspeção Municipal - SIM, ação que foi designada pelo prefeito nessa ocasião. Uma comissão irá trabalhar nesta pauta e a expectativa é de que o mais breve possível, Santo Antônio da Patrulha efetive a adesão ao novo Sistema.

O secretário André explica que a maioria das empresas desse setor são cadastradas no SIM – Sistema de Inspeção Municipal, estando limitadas a comercializarem seus produtos apenas no município. “Isso pode auxiliar muito o produtor, principalmente o pequeno, seja de queijo, salame, carne, linguiça, leite, etc, que receberão a orientação necessária para expandir seus negócios”.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM  Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA