Prefeitura realizou a Etapa preparatória para o Raízes e Raizinha 2019

23/11/2018

A etapa preparatória para a realização do 30º Raízes de Santo Antônio da Patrulha e 4º Raizinha aconteceu nesta quinta-feira (21/11) na Câmara de Vereadores. Durante o dia, professores participaram do evento e a noite foi reservada para a comunidade. Além do prefeito Daiçon Maciel da Silva, também acompanharam o evento a secretária da Educação, Dalva Provenzi de Carli e do secretário da Cultura, Turismo e Esportes em exercício, Márnei Consul.

Previsto para ser realizado em 2019, o evento que reúne a história do município patrulhense, o Raízes de Santo Antônio da Patrulha é organizado pelas secretarias municipais da Educação e da Cultura.

A cada 10 anos, o Raízes é realizado em Santo Antônio, município mãe de tantos outros. Santo Antônio da Patrulha é cidade mãe de sete municípios gaúchos, tem 33 netos, 27 bisnetos e 10 trinetos. A proposta foi apresentada pelo prefeito Daiçon Maciel da Silva, quando era vereador e se tornou lei. Segundo ele, um motivo de orgulho, pois assim, independente do partido que estiver na gestão do Município, o evento deverá ser realizado. Quando realiza o Raízes, que reúne todas as cidades originárias de Santo Antônio da Patrulha, o Município também promove o Raizinha, destinado a contar histórias de Santo Antônio da Patrulha exclusivamente.

O lançamento contou com a participação da historiadora Vera Maciel Barroso, idealizadora do Raízes de Santo Antônio da Patrulha e também da professora de História Carmem Zeli de Vargas Gil. Elas falaram sobre a importância da relação da história com a educação para a formação de cidadãos que irão conhecer, respeitar e cuidar o ambiente em que vivem.

Carmem Zeli, que é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Ensino de História orientou professores a trabalhar a criação de comunicações em suas escolas e comunidades.

Vera, que é historiógrafa do Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre, desde 1986 contou que o seu pai, Juca Maciel, foi o principal responsável por sua paixão pela história e, que a falta de fontes e bibliografia sobre Santo Antônio da Patrulha e todo o seu quadrante, a motivou a criar o projeto Raízes dos Municípios Originários de Santo Antônio da Patrulha.

Conforme a historiadora, além do evento que apresentará diversas histórias sobre o quadrante,  e também exclusivamente do município patrulhense, um livro com todas essas comunicações será publicado. Vera disse que essas histórias podem abordar os mais variados temas. “Podem falar sobre um morador, uma instituição, um bairro, uma prática do local”.

Em março um novo encontro preparatório será realizado. O 30º Raízes e o 4º Raizinha estão previsto para o mês de outubro do próximo ano.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Secretaria Municipal da Educação - SEMED