Prefeitura promove reunião para orientar responsáveis pelos estabelecimentos registrados no SIM

21/02/2020

A prefeitura de Santo Antônio da Patrulha realizou na última quarta-feira (19/02), na Câmara de Vereadores, a apresentação das alterações gerais das Normas vigentes que instituem o Serviço de Inspeção Municipal de Santo Antônio da Patrulha (SIMSAP). Participaram da reunião os servidores do SIMSAP, o Secretário os responsáveis legais dos estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção e seus respectivos responsáveis técnicos, a EMATER, o Secretário de Administração, Fazenda e Planejamento do Caraá Adelmo Machado de Oliveira, além de interessados em se registrar no SIMSAP.

Atualmente, 18 estabelecimentos estão registrados, entre as áreas de carnes e derivados, pescado, leite, ovos e mel. A maioria dos responsáveis técnicos, empresários e produtores compareceu ao evento. Eles receberam orientações relacionadas às normas da legislação, tais como, recadastramento, reclassificação e orientações sobre a nova forma de funcionamento do SIM.

O município patrulhense está buscando a equivalência do SIM ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).  Este trabalho vem sendo realizado por profissionais da secretaria municipal da Agricultura e Meio Ambiente com o objetivo de comprovar que o SIM tem condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), com isso fomentar e qualificar a produção de origem animal no município.

O secretário da Agricultura e Meio Ambiente João Batista Adam destacou que a adesão do SIM ao SISBI-POA apresenta muitas vantagens, dentre elas a possibilidade de abrangência no mercado fora do estado, atração de novos investimentos e arrecadação de taxas de inspeção e fiscalização, que significam a entrada de recursos para o Município.

Até o momento, muitas ações já foram realizadas, incluindo a elaboração da legislação, regulamento e normativas, plano de trabalho, organização do sistema de informação, capacitação dos servidores do SIM, conquista de recursos junto ao MAPA para aquisição de equipamentos para reestruturação do Sistema.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS-PREFASAP