Prefeitura lança novo traçado do Caminho Gaúcho de Santiago

imagem-noticia

24/07/2017

Segundo percurso conta com 19km

O dia lindo de sol proporcionou uma caminhada perfeita aos 150 peregrinos que percorreram o Caminho Gaúcho de Santiago, nesse domingo. Eles vieram de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, entre outras cidades, e estrearam o novo traçado, mais longo, agora com 19 km. De acordo com o Cônsul Espanhol, José Pablo Aguiar, a decisão de oferecer um segundo trajeto foi muito acertada, especialmente pelas paisagens. “Este novo trajeto apresenta paisagens muito belas, ficou muito bom, tudo muito limpo e lindo.” Disse Aguiar, se referindo especialmente, ao visual que se tem ao subir a estrada em frente à AGASA, quando se avista a Lagoa dos Barros.

Pelo novo trajeto, a concentração ainda acontece em frente à Igreja Matriz, na Cidade Alta, com café da manhã e a bênção do Pároco. A secretária da Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Cunha deu as boas vindas e desejou uma boa caminhada a todos. Em seguida, os peregrinos foram de ônibus para o ponto de partida da caminhada, a AGASA.

O trajeto começa cercado por algumas residências e pequenas propriedades, com animais. Em seguida se inicia uma subida forte, bem íngreme, cercada pela mata, o que segundo o vice-presidente da Acasargs – Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela no Rio Grande do Sul, Gilberto Adami, “é muito bom, representa o início do desafio”.

Depois do esforço, a grande recompensa, uma bela vista da lagoa, combinando com o azul do céu daquele dia. Impossível não parar para fazer fotos naquele cenário encantador. Mas o caminho é longo e a peregrinação continua. Uma moradora, Dona Amélia Nunes dos Santos, assiste a passagem da peregrinação em frente à sua casa. Ela diz que acha bonito e aprecia desejar um bom dia aos que passam. A comunidade sempre está presente, oferecem o banheiro de suas casas e copo de água pra matar a sede.

O cenário vai se modificando a cada curva na estrada. Muito verde, o colorido das flores, velhas e novas moradas compõe o belo visual. Figueira, plantações de cana-de-açúcar e araucárias se misturam na paisagem.

No meio do caminho uma pausa para compra de produtos coloniais e degustação de cachaça. Em baixo de uma árvore, Adriane de Souza Brito, que mora próximo ao percurso, vende seus pães, cucas e biscoitos caseiros. Ela disse que já comercializa seus produtos na cidade, mas gostou muito da oportunidade de ampliar as vendas, perto de casa.

Durante a caminhada o grande grupo se dispersa, muitos ficam para trás, fazendo os registros de cada momento trilhado no caminho. Quando pensam que já viram todas as belezas, ao final do trajeto, se descortina a cidade. Ela surge como uma pintura, no meio das verdes paisagens. Os últimos peregrinos chegam ao seu destino, a igreja Matriz da Cidade Alta por volta das 14h30, para retirada do Certificado de Peregrino.

O Caminho Gaúcho de Santiago é todo sinalizado por placas que indicam o percurso a ser percorrido. A sinalização permite que o trajeto seja realizado pelos caminhantes em qualquer dia, de forma individual ou em grupo, a pé, a cavalo ou de bicicleta.

Para informações, os caminhantes devem entrar em contato com a Secretária Municipal da Cultura, Turismo e Esportes pelo e-mail turismo@pmsap.com.br, ou pelos fones (51) 3662-8560 ou (51) 3662-8559. O horário de atendimento da Secretaria é das 12h30min às 18h30min.

Para agendamento e inscrições, interessados devem entrar em contato com a Agência de Turismo Receptivo Elos Travel, pelo e-mail atendimento@elostravel.com.br ou pelos fones (51) 3662.2061 ou (51) 3141.4877. O horário de atendimento da agência é das 8h às 12h das 13h30min às 18h30min.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE 

Fonte: ACS-PMSAP

imagem-noticia imagem-noticia imagem-noticia